segunda-feira, março 19, 2012

No Dia do Pai: Mais umas reles notícias e outras assim-assim......

Merecia mais este dia 19 de Março. Dia do Pai (moi!) e de mais uns tantos... A origem desta celebração é duvidosa, mas a história de  que mais gosto é esta: Foi encontrada uma placa de argila, na Babilónia, datada de 2000 A.C. , onde um jovem rapaz de nome Elmesu escreveu uma mensagem para o seu pai, desejando-lhe saúde, felicidade e muitos anos de vida .

Uns 4000 anos depois disso acho que ainda não se inventou melhor mensagem... Só se lhe acrescentássemos uma linhazita sobre os "cobres" (ou os bronzes") que já deviam existir nessa altura...Algo como "E que nunca te falte algum pilim para pagar os impostos ao Gaspar, as rendas  à EDP e os juros às Troikas que nos atanazam".

Nem de propósito, neste Dia do Pai de 2012, umas notícias para gelar ainda mais os ossitos dos "velhos":

 - A PIMCO - o maior fundo de investimentos do mundo - veio anunciar pela boca do seu Presidente que:
"A Grécia acabou, é para esquecer. E quanto a Portugal não tardará muito que necesssite de um segundo resgate, altura em que seguirá de perto este exemplo grego".

- Cá no burgo o Governo autoriza os Bancos a cobrarem 36,5% de juros sobre os cartões de crédito...mais uma machadada no consumo de restaurantes e similares. A mensagem continua a ser "Não comprem! Deixem de comprar! Guardem o dinheiro para a electricidade e para a água, enquanto não chega o papelinho do IRS e o do IMI!"

- Sabe-se hoje que os Estaleiros de Viana do Castelo serão privatizados a 100%. O que (aqui para nós) nem sei já se é bom ou se é mau...Comparado com o fecho e despedimentos , pode ser bom. Vamos ver quem por aí aparece. Os inevitáveis chineses estarão de volta?

- No capítulo desta semana referente às "rendas" da EDP e ao Secretário de Estado "herói" que se terá afastado (foi empurrado, será melhor dito), soube-se que o Governo apenas terá poder para afetar cerca de 50% delas...O restante só alterando contratos será possível mudar. Assinados por quem? Vão lá a Paris perguntar, ao Quartier Latin. Cada vez mais parecidos, o Sócrates e o Coelho...
 E sobre isto não resisto a transcrever do Blog Blasfémias:
"O primeiro-ministro Passos Coelho prometeu, ainda na sua mensagem de Natal, mudar as estruturas económicas “que protegem núcleos de privilégio injustificado”, algo que incluiu no seu desejo de democratizar a economia. É altura de, ao lidar com a EDP e outras empresas gigantes, mostrar que estava a falar a sério."

- Poderá salvar-se desta hecatombe a notícia que os Noruegueses - que dispôem do maior Fundo Soberano da Europa - estão dispostos a investir aqui em Portugal. Gente séria é sempre bem vinda!

E como é Dia do Pai, aqui vai , para terminar, uma mensagem adequada ao dia e aos tempos que decorrem:

Nenhum comentário: