E foi assim. Reunião na Câmara de Ourique, desenvolvimento daquilo que será a participação dos CTT no Congresso Mundial do Presunto ( a realizar pela primeira vez em Portugal!). Com lançamento de selos e do livro "Sabores do Ar e do Fogo" previstos para a data de inauguração do Congresso: 29 de Maio de 2013!
A "malta" aqui do Baixo Alentejo treina já para esse acontecimento memorável, onde se espera a afluência de mais de 400 congressistas e acompanhantes, representando dezenas de países. O "treino" , consiste na organização do Encontro Ibérico e Feira do Porco Alentejano, já este ano, entre 23 e 25 de Março, também em Ourique.
De entre o programa mais a sério destacam-se os colóquios, a degustação de presuntos DOP e IGP, o encontro de produtores e vários "showcookings.
Para animar os turistas vão ainda realizar-se dois concursos:.
a) Concurso de "Grunhidos"!!(??) - (Serão imitações dos porcos ou mesmo vocalizações dos naturalmente suínos?)
b) Eleição de Miss Piggy (E aqui também fiquei sem saber se as candidatas seriam de 4 patas, ou não...)
A não perder! E até pode ser que o trio Odemira da gastronomia volante (Fatima Moura, Zé Quitério e Mário Cerdeira) por lá aparecam para esta ocasião, nos seus trabalhos infindáveis sobre a documentação de tudo quanto é chouriça, presunto ou morcelas para o nosso Livro... mas que rico trabalhinho de investigação!
Só a mim (como ao outro guloso que olhava para o céu à espera da chuva de "coisos") não me calha nada disto!
Por isso ontem vinguei-me indo almoçar ao já aqui referenciado Restaurante Novo Coimbra, à estrada velha que se dirige de Ourique para o Algarve (IC1) , do lado esquerdo de quem "desce", um km (se tanto) depois da Aldeia de Palheiros.
Belíssima Posta Mirandesa! Não estranhem. O proprietário é natural de Trás-os-Montes e faz questão de ter ali no Baixo Alentejo do melhor em carnes certificadas, quer as de vitela mirandesa quer as de porco alentejano. Posta a 12 euros (mas dá para 2 pessoas!), vinhos do Monte das Servas tinto e branco colheita selecionada, a 10 e 9 euros. Prato de excelente presunto local a 4 euros. Com isto tudo podem almoçar 4 pessoas por cerca de 15 euros cada uma. Mas comendo das melhores carnes que existem no país.
Aviso aos puristas: trata-se de uma casa de grelhados, onde é a qualidade da matéria prima que impera. Muito pouco sofisticada ao nível da amesendação e quejandos. mas limpíssima , como é de regra em tudo aquilo que é alentejano! E a mão de grelha sabe muito bem o que está a fazer!
Recomendo muitíssimo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário