segunda-feira, março 12, 2012

Mais detalhes sobre o Prémio que conquistámos na Terça feira passada, em Paris

O livro “A Tradição do Pão em Portugal”, lançado em maio de 2011 pelo Clube doColecionador dos CTT, recebeu a distinção de melhor livro do mundo sobre o tema “pão” dos Gourmand Awards 2012.

O prémio internacional atribuído na gala dos Gourmand World Cookbook Awards foi entregue em Paris, no dia 6 de março, e recebido pela autora, Mouette Barboff, em representação dos CTT.

A categoria respeitante ao pão, em que a edição portuguesa conquistou o primeiro lugar, distinguiu também “Our Daily Bread” da Irlanda (2º lugar), “The Fundamental Techniques of Classic Bread Making” dos EUA (3º lugar) e “Bröd Hemma”, da Suécia (4º lugar).

“A Tradição do Pão em Portugal” é uma obra que convida o leitor a acompanhar o ciclo do pão, desde que o grão é lançado à terra até aos variados pães regionais, sem esquecer algumas das receitas típicas confecionadas com aquele alimento.

A autora, Mouette Barboff, etnóloga e antropóloga, é uma reputada especialista a nível internacional em temas ligados ao pão.

Os Gourmand World Cookbook Awards foram criados em 1995 por Édouard Cointreau e
distinguem os melhores livros sobre gastronomia e vinhos de cada  ano.

As Receitas sobre Pão e com Pão português foram todas realizadas na "Sabores Calientes", pela Eduarda e pelo  Paulo Mendonça, tendo dado preciosos "alvitres" o mestre de cozinha António Mendonça!

Já  a  escritora e cronista de gastronomia  Fátima Moura ( hoje a colaborar connosco no Livro "Sabores do Ar e do Fogo") tinha conseguido um destes Prémios "Gourmand" - O  Gourmand World Cookbook Awards 2009 , na categoria  "Best Easy Recipes Book".

Nenhum comentário: