quarta-feira, junho 15, 2011

A Vingança do Entrecôte

"Comam alfaces e tomates que só vos faz bem! Os vegetais frescos são anti-oxidantes e facilitam o "trânsito"! Olhó belo Pepino prá Sardinha!"

Tá bem tá... "Olhemos para o lado e assoviemos" , como dizia o Ti Caridade, sacristão lá em S. Martinho, quando a conversa não lhe agradava.

A Escherichia coli , famosa bactéria que está na moda pelos piores motivos, terá destruído em poucas semanas anos e anos de conselhos dietéticos e de literatura "verde", isto é de filosofia de vida  alimentar "saudável" , feita à base de legumes e saladas e de evitar hidratos de carbono, fritos, assados e seus derivados...

Já o grelhador - durante muito tempo considerado outro dos bastiões da moderna alimentação - fora um tanto ou quanto olhado de soslaio quando se começou a falar e a escrever sobre pretensas partículas potencialmente cancerígenas associadas ao carvão em brasa... O que, se somado aos "nitrofuranos" ainda usados aqui no burgo para "fazer inchar a frangalhada e outras alimárias" , parece que desaconselharia em absoluto o consumo deste tipo de grelhados.

Nota: Nitrofuranos são substâncias antibióticas  nocivas e cancerígenas quando ingerida em grandes quantidades. É usado como anti-bacteriano e pertence à lista de substâncias não permitidas na União Europeia na produção de animais, mas alguns produtores de aves utilizam ilegalmente este produto para prevenir doenças e para promover o crescimento das aves.

Enquanto os alemães estudam a forma como a dita bactéria terá entrado a matar na sua sociedade, parece que no resto da Europa (incluindo Portugal) se terá voltado aos velhos hábitos da nossa tradicional cozinha,  indutores de obesidade, colesteróis vários e todos eles maus, triglicéridos, diabetes e mais não sei quantas substâncias ruins...

Então mas a Obesidade ou o Colesterol não matam? Matam sim, mas mais devagar... E depois um gajo morrer tem sempre que morrer, e com o gosto de pastel de bacalhau na boca até se chega mais depressa ao céu.

Viva o Leitão da Bairrada (sem alface)! Longa Vida à Chanfana e ao Cabritinho assado no forno! Prá Frente Caldeirada de Peniche! Avante Cozido à Portuguesa (cuidado com as couves)! Bifalhada de cebolada para todos e  já!

Tomem lá oh metrosexuais e anoréxicas da moda!. Sem alface para ruminar ainda vos hei-de ver a comer caules de bambú, como os Pandas . Mas olhem que esses não parecem estar tão magros assim...

Nenhum comentário: