sexta-feira, junho 10, 2011

Para Descansar a Vista

Dia de Portugal! Dia para comemorar o zarolho que via mais só com um olho do que trinta e três* outros poetas com os dois bem abertos.

Por isso aqui vos deixo sonetos a condizer com o "clima". Não sendo dia santo mesmo assim nada de mal se daria se os católicos fossem à missa em memória deste Poeta Maior. E os que não são, reservem alguns momentos para honrar Camões nesta data,  lendo a sua obra.

Em Portugal, em Junho de 2011, "Mudam-se os tempos, Mudam-se as vontades":

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança:
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança:
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem (se algum houve) as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto,
Que não se muda já como soía.

Luís Vaz de Camões, in "Sonetos"
E em tempos de troikas, apertos de cintura (que o cinto já não tem mais buracos) e desânimo geral, quem não gostaria de clamar, como o vate, contra estes "Males que contra mim vos conjurastes!?

Males, que contra mim vos conjurastes,
Quanto há-de durar tão duro intento?
Se dura, por que dure meu tormento,
Baste-vos quanto já me atormentastes.

Mas se assim porfiais, porque cuidastes
Derribar o meu alto pensamento,
Mais pode a causa dele, em que o sustento,
Que vós, que dela mesma o ser tomastes.

E pois vossa tenção com minha morte
É de acabar o mal destes amores,
Dai já fim a tormento tão comprido.

Assim de ambos contente será a sorte:
Em vós por acabar-me, vencedores,
Em mim porque acabei de vós vencido.

Luís Vaz de Camões, in "Sonetos"

* Tenho andado ultimamente meio obcecado por este número "33"... Já os fiz amigos leitores, os 33 aninhos, e que bem se estava nesse tempo, em  1989... Mas o caso presente tem mais a ver com outra efeméride, os "33 anos do Luiz Duran ao serviço dos CTT" a qual será obviamente (o chamado óbvio "ululante")  assinalada, aqui no Blog e noutros locais  De quando em vez deixarei entrever as pontas deste véu , que se abrirá por completo e para todos em 9 de Outubro deste ano.

Nenhum comentário: