Uma desgraça nunca vem só...
alfinetadazinha do blogger aos resultados eleitorais :):):)
Nesta altura do ano em que se deve provar a bela e pequena , prateada e reluzente sardinha, há que recomendar bons locais, de preço ameno, de vistas largas e cheiro a maresia para usufruir da "bichinha".
Não confundir a sardinha bichinha com o significado de "bichinha" que era dado pelo grande escritor do país-irmão José Lins do Rego (Fogo Morto)... Ali a "bicha" era outra.
Para situar o local sempre vos digo que tem por detrás aquela mole enorme e descompensada de apartamentos topo de gama ("baratos" para candongueiros , negociantes de armas e diamantes, jogadores de futebol, seus agentes e etc e tal) nascidos da exuberância do Arquitecto Gonçalo Byrne, depois de uma noite a comer ostras estragadas. Onde era o sempre chorado Hotel Estoril-Sol...
E aquela Praia também já foi a ...Praia das "Ratas" (assim chamada por motivos interessantes que tinham a ver com a turistada do Estoril-Sol a apanhar banhos de sol em top less, coisa que os indígenas reprovavam abertamente mas esganiçavam-se para ver...).
Mas hoje houve - como se costuma dizer - uma reconfiguração urbana daquele espaço, a qual, aliás, melhorou em muito o ambiente, embora retirando a "poesia" da velha alcunha...
Paredão Estoril-Cascais
Praia das Moitas
Telefone - 351 21 482 04 33
Boas mesas, boas cadeiras (atenção que estamos na Praia! Cuidado com as expectativas.) Serviço especialmente amável e atencioso. Peixe fresco do dia. Por vezes (caso haja no mercado a preços módicos e o Pica "cheire" clientela adequada) apanham-se por ali uns belos camarões da costa, gambas frescas ou até lagostins. Ameijoas quase sempre.
E...caracóis! Quem não gosta deles com uma imperialzinha, ao final do dia?!
Mas o reino deste Azimut (não confundam com o "outro" Azimute com "e" no fim, de Tróia, a cargo do chef Alexandre, e que já aqui também recenseei) são as Sardinhas ou os Carapaus , o Robalo ou a Dourada , tudo grelhado com mão de mestre. E as febras na brasa para desenjoar...
A sangria recomenda-se (para quem goste dela a acompanhar o prato. Eu não!) E há branca, tinta e de espumante. As caipirinhas, caipiróscas e que tais são muito boas! Em desejando fazem-se "duplas" ou mesmo "triplas" , o que poupa nas deslocações à cozinha e dá um pouco mais de conforto ao transeunte.
À noite, melhor dito, ao anoitecer, entre as 19h e as 21.30h é um dos poucos paraísos que ainda existe nesta terra . Aquele horizonte de mar à frente é único.
Durante os almoços, e para além do mesmo azul a perder de vista , é normal que se encontrem outras ( e não menos deslumbrantes vistas) mais perto, andando pelo paredão, sentadas à mesa ou simplesmente esticando-se ao sol como uma gata preguiçosa... a Praia das Moitas tem fama de ser o poiso da melhor "fibra" da Linha.
Olhem que eu não escrevi "Febra" amigos leitores!
Mas vamos ao que interessa: Duas pessoas. comendo e bebendo muito bem - com caipiras, vinho verde, sardinhas já excelentes, batatas cozidas com a sua casca, saladas- mista e só de pimentos - café e whisky, podem pagar cerca de 70 a 80 euros, dependendo da quantidade e qualidade do que beberem...
Muito Recomendável atendendo a que estamos na praia e se trata de um estabelecimento de praia!
Aqui vai o site do "AZIMUT": http://www.azimutrestbar.com/
Nota: Se pensarem lá ir na Noite de Santo António sff telefonem. Está sempre cheio nessa ocasião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário