quinta-feira, junho 30, 2011

Dois comentários filatélicos

Com o pedido de desculpas pelo atraso, aqui deixo dois comentários de âmbito filatélico:

Obrigado pela resposta. Há algum email na filatelia para eu colocar questões sobre filatelia, como por exemplo, quais são os fdcm portugueses que sairam (não vem no catalogo Afinsa) ? ou não se importa que coloque essas questões no seu blog ?
Cumprimentos
Francisco Martins 07 Junho, 2011

Há ainda um produto de que os CTT ainda não se lembraram e que poderia ser interessante para alguns clientes: o desenho de alguns selos é uma verdadeira obra de arte - porque não emitir gravuras que os interessados poderiam encaixilhar? - por exemplo, a emissão há alguns anos dos peixas da costa portuguesa.
Evidentemente não seria um produto corrente, mas poderá ser uma ideia interessante.
António Carvalho
13 Junho, 2011

Comentários aos Comentários:

a) O mail mais adequado para tentar saber coisas sobre a nossa Filatelia é este:  filatelia @ctt.pt

b) Quanto às reproduções de selos,  já as fizémos no passado. Lembro-me por exemplo das serigrafias com selos da Maluda.
Aqui o problema é económico. Para garantir alguma rentabilidade, pagando os direitos ao Autor e a produção ao Gravador da serigrafia, nunca podemos falar de menos de 120 a 150 exs, que teríamos de vender a cerca de 350 euros cada uma (mínimo). Haverá mercado no estado em que  as coisas estão? Não digo que nunca mais vá por esse caminho, mas teremos de ter mais garantias de venda do que as que existem actualmente.
A alternativa seria a de não fazer Serigrafias ( de produção muito cara) nem Litografias (que são ainda mais caras se feitas à antiga) mas sim simples ampliações  impressas a off-set.  Têm muito pouco interesse artístico ou para coleccionadores... Mas dariam de facto bonitas molduras...

Um comentário:

Francisco Martins disse...

Obrigado, já enviei o mail para o endereço que forneceu. Em relação às serigrafias, podem fazer edições de 200 e escolher 1 obra por ano (como fazem com os selos corporativos). Reservam 100 serigrafias para os coleccionadores de selos (colocam disponiveis em plano, com pagamento faseado por mês) e arranjam 5 entidades que patrocinem e adquiram 20 serigrafias por ano. Eu posso ser uma dessas entidades e as 20 serigrafias que adquirir, coloco à venda no meu site de Arte múltipla - www.ArtePortuguesa.com Cumprimentos Francisco Martins