sábado, junho 04, 2011

Comentário a Neruda

Um dos nossos Leitores comenta:

Muito adequada a escolha do poema de Pablo Neruda, sobretudo no momento em que, no Chile, se iniciou investigação para apurar se o poeta morreu realmente da doença de que padecia ou se teve uma "ajuda" dos esbirros de Pinochet.

Com a previsível vitória do centro-direita em Portugal, à esquerda, na Europa, restam a Espanha (por quanto tempo?), a Grécia (isto é, o partido mais votado nas últimas eleições da colónia grega do FMI foi o PASOK) e Chipre. Isto se considerarmos que o governo Sócrates era de esquerda, coisa que não é assim tão linear

 
Para mim, o problema não é a direita estar no poder. O problema é que esta direita é, em muitos países, populista. No Courrier Internacional deste mês, há um curioso artigo sobre o crescente peso do populismo na política europeia e não só: populistas de direita e ultra-direita no poder em muitos países europeus, populistas de ultra-direita nos EUA na oposição a Obama, populistas de esquerda (o “amigo” Chávez e seu compincha Morales) e direita em alguns países da América Latina...

Se em Portugal, pelo menos no continente, não temos uma personagem ao nível do Berlusconi, os políticos portugueses enveredam muitas vezes pela facilidade do discurso populista. Aparentemente, já não vale a pena perder tempo com Sócrates, e o Paulinho das feiras, lavoura e submarinos é já sobejamente conhecido, repare-se, por isso, em Passos Coelho: quando, por exemplo, diz que quem recebe rendimento mínimo ou subsídio de desemprego devia prestar serviços à comunidade, como se um desempregado fosse um criminoso condenado a trabalho comunitário, o líder do PSD assume o discurso tipo “são todos uma cambada de malandros, não querem é trabalhar”. Ora, como alguns estudos já demonstraram, há pobreza em Portugal e a nossa economia não gera empregos suficientes. Em geral, ninguém é pobre ou desempregado porque quer. Se há pessoas que recebem subsídios a que não têm direito, investigue-se e puna-se. Não se queira é marginalizar e denegrir pessoas que já estão em situação crítica.

Será que o populismo também já está instalado no poder em Portugal?
 
Comentário ao Comentário: Caro leitor, por mim já estava o populismo cá no burgo, e continuará a estar, porque infelizmente  não tem havido "fruta" para governar sem ele... Ou para tentar ganhar Eleições sem ele...O problema é saber se ficará ainda pior, ao nível de um Chavez ou de um Berlusconi... Há que esperar para ver.

Nenhum comentário: