segunda-feira, junho 06, 2011

Resultados estabilizados sem Emigração


PSD : 38,63 -  PS : 28,05 - CDS : 11,74 -  CDU: 7,94 -  BE: 5,19
Número de Deputados (sem Emigração): PSD - 105; PS  - 73; CDS - 24; CDU- 16; BE - 8.
Abstenção - 41,1% (muito alta...)

Quem Ganha: Muito , o PSD. Um pouco (face às expectativas)  o CDS\PP.  Também ganha a CDU (sobe 1 deputado face a 2009).

Quem Perde: Ambos muito, o PS e o BE.

Primeiros Comentários:

a) PSD empurra José Sócrates para fora do PS ... Nada a dizer. Sócrates cumpriu o seu tempo, teve um bom 1º mandato e um mau 2º. Estava na hora de dar lugar a outro. Só mesmo ele é que não via isso.

b) PSD e CDS\PP asseguram a maioria absoluta e "serão donos do País" por alguns anos. É de esperar muita Liberaliuzação, muita Privatização, muito encolher de barriga, muita restrição. Alvos principais: Funcionários Públicos, Empresas Públicas, Institutos Públicos. A estes digo que se preparem para sofrer , mas que não percam  a esperança. Pode ser que apareça por aí algum Seguro (de vida).

c) A CDU aguentou-se à bronca... Mas o BE pode tender a desaparecer, tal e qual o PRD de  que quase ninguém tem memória... Porquê? Porque Louçã errou o alvo, porque o respectivo eleitorado será volátil por natureza, porque, enfim, quando toca às coisas sérias dirá o Povo que mais vale virar-se para o conhecido e provado do que para o "onírico e fantasioso"... São simpáticos, têm o charme da gauche caviar, mas para andar à traulitada na rua venha daí o PCP, que esses ao menos souberam o que era a luta nos tempos do antigamente.

d) O Vosso Blogger não errou por muito na sua previsão. Acertou nas percentagens dos 3 "grandes", PSD, PS e CDS, mas errou um pouco por excesso na estimativa dos votos da CDU e BE. É sempre mais difícil acertar nas "franjas"...

e) Por último, uma pergunta inocente: Será Fernando Nobre o novo Presidente da Assembleia da Republica?  Estaremos cá para ver, ouvir e comentar esta exéquia, que será uma das primeiras aventuras da nova "gerência" - a seguir ao apuramento dos deputados pela emigração.







Nenhum comentário: