terça-feira, junho 14, 2011

Os 10 Mandamentos: vem aí o Governo da Dízima...

O Governo dos 10 Ministros (profeticamente encarado à moda de Cecil B. de Mille e dos seus 10 Mandamentos, tremendo pastelão bíblico com Charlton Heston) está por aí a aparecer.

Já se sabe que Paulo Portas (qual Josué de escudo em punho) será Ministro dos Negócios Estrangeiros. E que há a possibilidade de Fernando Nogueira  ( o Matusalém!) regressar às lides governativas. O resto, por enquanto, está no segredo de Jeová.

Pode ser que lá mais para o fim de semana se saibam mais detalhes , depois da indigitação de Pedro Passos Coelho como 1º Ministro, o "Moisés" da Amadora!

Com isto tudo estamos à espera de candidatos para a figura do opositor, o  Faraó Ramsés II (chamado "O Grande" apesar de mal tratado na dita fita).  O actor Yul Bryner "fez a parte" no filme em causa. Aqui , e à falta de carecas puros,  temos o Seguro e o Assis a concorrer ao "casting".

Assis , bem falante e maneiroso, muito  eloquente , parece que terá começado bem. Mas Seguro - calado e discreto - terá á sua disposição as infindáveis massas votantes do Egipto, perdão, do PS. Provavelmente será Seguro o novo Faraó.

Dizem que Cecil B. de Mille gastou fortunas nos figurantes para este filme. Mais de 10,000. Coisa até então nunca vista em Hollywood! Aqui , com a crise, até daria um certo jeito à malta fazer uma perninha com as pernas ao léu e alguma lança às costas. Mesmo que fossem figurantes de escravos (alíás um bom treino para o que se avizinha realmente), a levarem chibatadas nas pernas...

A célebre cena do Mar Vermelho a abrir para passarem os Judeus e a fechar-se sobre os carros de combate de Ramsés estará já a ser preparada: No dia 23 deste mês, lá para a Europa verdadeira, será o primeiro "take". Entra o Moisés, sai o anterior Faraó.

Pelo meio, muita água. Mesmo muita água, daquela que daria para (lá está) afundar um exército....

Espera-se que neste nosso  "Egipto" actual  assente a poeira do úitimo combate para melhor se vislumbrarem os movimentos das tropas, agora sob nova gerência.

Mesmo assim um aviso à navegação: O Moisés pensava que eram favas contadas, armou-se em parvo com o Jeová e  acabou por levar 40 anos a chegar à Terra Prometida... O Ramsés II, por seu lado, viveu até aos 70 e tais (naquele tempo senhores seria como hoje morrer com 118 aninhos...) deu cabo da saúde aos Hicsos, teve mais de 30 filhos, netos e bisnetos, e deixou a fama de ter sido o maior faraó que o Egipto teria tido.

As aparências iludem...

Nenhum comentário: