quinta-feira, junho 16, 2011

Pajé confessa ter fumigado os Votos: "Era uma benção, que bem precisavam"...

O Pajé Curandeiro Tradicional , Kisibi Sumu, (ou Raimundo Veloso Vaz)  da  Comunidade de São João do Tupé , a 25 quilômetros de Manaus,  é o líder espiritual de uma comunidade de 35 pessoas que habitam duas malocas  com 6 casas. No já famoso "Encontro de Culturas" que se realiza na Chapada dos Veadeiros, emvolvendo gente sábia, muitos Pajés e Curandeiros de  Etnias indígenas  - como Krahô, Avá Canoeiro, Kamayurá, Guarany-Mbya, Fulni-ô, Apinajé - conseguimos chegar à fala com o famoso Pajé e questioná-lo sobre este problema dos Votos do Rio de Janeiro pretensamente "arregimentados" por um jornal local.

 "- Amigo Sumu, dizem no Rio que foi o Pajé o grande responsável pela "arregimentação" dos Votos para a Assembleia da República de Portugal. O que tem a dizer sobre isso?"
". Foi quanto estive num encontro de Pajés Curandeiros no Rio de Janeiro. Nessa altura até descobri, por acaso, a cura para a AIDS  que V. chamam lá SIDA, mas a garrafada deve dar para curar as duas. "
"- Pajé, então o Senhor já descobriu como curar a SIDA?"
" - Pois está claro! A planta mais usada  na minha garrafada  é a sacarura mira, que serve para asma, inflamações do útero, reumatismo, dor de cabeça, febre, câncer e aids. Também mata sogra, mas tem de ser em mais quantidade. Claro que só faz efeito com a reza. Para além das plantas precisa também haver a pajelança, a reza tradicional"
"- A Pajelança?"
"-Durante a Pajelança o Pajé entra em contacto com espíritos de pessoas mortas e de animais, e assim promove as curas e resolve os problemas da tribo ou dos clientes"
"- E pagam-lhe essas curas? Antes ou depois da garrafada e pajelança fazer efeito?"
"- Amigo, sou do interior mas não sou tapado...Ou acha que o médico e o farmacêutico só recebem quando há resultados? Pratico a gestão por objectivos. Tenho uma gorgeta base, e depois um prémio conforme os resultados. O que tem rendido mais é o despacho de sogra."
"- E o que se passou com os Votos?"
"- Foi um pedido da minha colega e amiga a Bruxa da Arruda"

NOTA:a Bruxa da Arruda (dos Vinhos) é considerada a maior bruxa que houve aqui no País.A fama da Bruxa da Arruda foi tão grande em Portugal, que o Diário de Notícias de 29 de Novembro de 1906 lhe dedicou uma reportagem, onde são abordados alguns dos seus tratamentos e descrita uma consulta. Para proceder ao diagnóstico, a bruxa fazia a leitura do azeite para tratar o mau-olhado ou o quebranto. Os tratamentos consistiam essencialmente em orações e receitas com ervas medicinais.

"- Mas Senhor Pajé, a Bruxa da Arruda viveu lá para o final da monarquia...Morreu há muitos anos..."
"-O Senhor levou pancada do seu Pai quando era novo?"
"- Alguma devo ter levado, mas porquê?"
" - Criança não se pode espancar, bater nos filho estraga a cabeça, o miolo vira e perde a inteligência. Então já não disse que falo com os Mortos  moço!??!""
"- Pois claro...esqueci-me. Mas o que queria a sua colega?"
-" Uma benção dos votos para que ganhasse o melhor Partido e acabasse a Crise. Como aqui não dá a garrafada, foi só a pajelança e o fumeiro"
"- Mas o Pajé também já descobriu a cura para a Crise Financeira que assola a Europa?
"- Moço, Vomecê apanhou  mesmo à farta em pequeno...Então não vê como está o Brasil agora e como estava antes de eu chegar?"
"- Foi o Lula Pajé! Foi o Lula!"
"- E o que é que V. acha que tava dentro da gaveta dele? Cachaça tradicional uma ova! A minha garrafada! Isso sim!  Vá embora e não se esqueça da gorgeta! Pode ser em Euro enquanto tiver."

Aguygeve! Saudações Povo Irmão!

Nota2: Agradecimentos , e muitos abraços,  a Sinvaline, do Blog "Avermundo", sobre esta fascinante introdução ao universo dos Pajés e das curas tradicionais.

Nenhum comentário: