segunda-feira, março 21, 2011

O Lançamento do Livro "Epopeia do Bacalhau" em Ílhavo

Calhou-me neste dia do Pai de 2011 ir a Ílhavo fazer o 1º lançamento do nosso Livro Epopeia do bacalhau. exactamente no Museu Marítimo de Ílhavo e na presença do Presidente da Câmara Engº Ribau Esteves, do Prof. Álvaro Garrido, e do Prof. Mário Ruivo. Representou os CTT na cerimónia o Vice-Presidente e Presidente em Exercício Engº Pedro Coelho.

Infelizmente o nosso David Lopes Ramos encontra-se doente e não lhe foi possível estar connosco nesse dia. Daqui vai  um grande Abraço para ele!

Algumas notas do evento: Mestria absoluta do Prof. Mário Ruivo, do alto dos seus 80 e muitos anos! Fez uma prelecção de alto gabarito sobre o que era esta Faina Maior. Tal como o vinho do Porto Vintage! Grande Professor!

Também o Amigo Álvaro Garrido discorreu majestaticamente sobre a matéria, com a responsabilidade de ser o maior especialista vivo no assunto.

Muitos Homens do Mar, Capitães, Comandantes , Imediatos e Marinheiros presentes.

Enquadrou a cerimónia a presença da Confraria Gastronómica do Bacalhau, nobres confrades que nos ofereceram um lanche soberbo, depois do lançamento, com "Feijoada de Sames "(depois explico); Bacalhau desfiado em salada (o Bacalhau Onanista de Mestre Zé Quitério) , Pataniscas do mesmo, etc...

Com Tinto de Silgueiros e espumante Bruto da Bairrada. O que se podia querer mais?

Se fizerem favor consultem o site desta Nobre Confraria:, vale muito a pena!

http://www.confrariabacalhauilhavo.org/

Um dos Confrades, Mestre Cachim, "bercejou" e aqui vos deixo o Poema:

COMO FOI BOM RECORDAR
AS GENTES BACALHOEIRAS
VIDA PLENA A NAVEGAR
SÓ COM O MAR POR FRONTEIRAS

MAS QUE BONITA SESSÃO
CÁ A BORDO DECORREU
OS DÓRIS MESMO À MÃO
NO NAVIO QUE É O MUSEU

ATRACOU A EMBARCAÇÃO
COM A BENÇÃO DO SENHOR
O RUIVO ERA O CAPITÃO
CTT O ARMADOR

SOPRAVA A BRISA DO MAR
O BARCO FOI ATRACADO
O GARRIDO A PILOTAR
COM O RIBAU A SEU LADO

NO CAIS MUITO PESSOAL
ESPERANDO EMOCIONADO
COMO ERA HABITUAL.
CTT, MUITO OBRIGADO


Com um abraço do confrade do bacalhau
Cachim

E não se esqueçam amigos de Lisboa: No próximo dia 23 , pelas 18h , será feita mais uma apresentação do mesmo Livro no Centro Nacional de Cultura, ao Chiado. Grande chapelada para o Prof. Guilherme d'Oliveira Martins, Presidente do Tribunal de Contas e do Centro Nacional de Cultura, que considerou - e muito bem!! - que Bacalhau também é Cultura.

Nenhum comentário: