segunda-feira, março 07, 2011

À Luta camaradas!!

Neto, Falâncio, Pôncio Gomes, Cesaltina da Concertina, Gregório Anarca, Benedita das Dores e o Soldado de Abril ...

Conhecem? Os "Homens da Luta"?

Eu também não. Mas foram os heróis da última versão lusa do Festival da Eurovisão. Vão ser estes os cantores que - por votação popular -  representarão Portugal no Festival Europeu que se realiza em Dusseldorf, no próximo mês de Maio.

A canção chama-se "A Luta é Alegria". E exibe o acutilante refrão:   "De noite ou de dia, a luta é alegria/ E o povo avança é na rua a gritar

No encalço dos sempre aplaudidos "DEOLINDA" temos aqui , nestes anos malditos do vigésimo primeiro século, o retorno às canções de protesto que fizeram algumas das delícias do nosso sui generis PREC.

Quem não se lembra?  Falo dos que estavam vivos e conscientes há 35 anos atrás...

O grande "Gel" (ou Jel) , timoneiro do grupo, fez a declaração de vencedor mais pertinente entre aquelas que tenho ouvido e visto aos vencedores deste folhetim e que foram duas, esta e a outra mais antiga quando ganhou o "capitão de Abril verdadeiro"   Duarte Mendes, com a canção "Madrugada". Em 1975...

Que querem, eu ainda era  novo e inexperiente... E cheio do perfume de Abril...

A partir daí só  36 anos depois, e alertado pelo meu Senhorio que nada disto deixa escapar  voltei ao local do crime...

Declaração do Gel:  "Camaradas, a todos aqueles que gostam, muito obrigado; a todos aqueles que não gostam, mais obrigado ainda. A luta é alegria, e nós vamos à Alemanha mostrar isso, que Portugal não é só fado.

Ah ganda GEL! Continua assim e não tarda és promovido a dois em um: Shampoo e Amaciador.

Nenhum comentário: