Neto, Falâncio, Pôncio Gomes, Cesaltina da Concertina, Gregório Anarca, Benedita das Dores e o Soldado de Abril ...
Conhecem? Os "Homens da Luta"?
Eu também não. Mas foram os heróis da última versão lusa do Festival da Eurovisão. Vão ser estes os cantores que - por votação popular - representarão Portugal no Festival Europeu que se realiza em Dusseldorf, no próximo mês de Maio.
A canção chama-se "A Luta é Alegria". E exibe o acutilante refrão: "De noite ou de dia, a luta é alegria/ E o povo avança é na rua a gritar
No encalço dos sempre aplaudidos "DEOLINDA" temos aqui , nestes anos malditos do vigésimo primeiro século, o retorno às canções de protesto que fizeram algumas das delícias do nosso sui generis PREC.
Quem não se lembra? Falo dos que estavam vivos e conscientes há 35 anos atrás...
O grande "Gel" (ou Jel) , timoneiro do grupo, fez a declaração de vencedor mais pertinente entre aquelas que tenho ouvido e visto aos vencedores deste folhetim e que foram duas, esta e a outra mais antiga quando ganhou o "capitão de Abril verdadeiro" Duarte Mendes, com a canção "Madrugada". Em 1975...
Que querem, eu ainda era novo e inexperiente... E cheio do perfume de Abril...
A partir daí só 36 anos depois, e alertado pelo meu Senhorio que nada disto deixa escapar voltei ao local do crime...
Declaração do Gel: "Camaradas, a todos aqueles que gostam, muito obrigado; a todos aqueles que não gostam, mais obrigado ainda. A luta é alegria, e nós vamos à Alemanha mostrar isso, que Portugal não é só fado.
Ah ganda GEL! Continua assim e não tarda és promovido a dois em um: Shampoo e Amaciador.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário