terça-feira, março 22, 2011

E Depois do Adeus??

Sócrates deve demitir-se ainda esta semana.

Pelo menos assim o dizem os mais importantes comentadores políticos cá do Burgo.

Tenho ainda algumas dúvidas. Pode ser possível uma solução Irlandesa :o 1º Ministro acordar com a Oposição o calendário das Eleições, mas de forma a não prejudicar a sua posição na próxima reunião importante de Bruxelas. Ou ainda ser o PR a evitar o descalabro imediato, também ele negociando com os Partidos um calendário para as mudanças mais conforme aos "Superiores Interesses Nacionais" como dizia Mário Soares ao DN.

Mas sobre isto também tenho dúvidas...A actual Classe Política já demonstrou por diversas vezes que , afinal, não tem "classe nenhuma" que lhe permita concordar com saídas elegantes como as que enunciei.

Preparemo-nos pois para um novo ciclo político, com um interregno de 3\4 meses até novas eleições e novo Governo.

Não há certezas sobre quem vencerá? Há sim. Apenas não se sabe qual será a vantagem. E isto é muito importante nos tempos que correm.

O País aguentará mais 4 meses sem Governo? Como se financiará? Têm os Bancos dinheiro suficiente para aguentar este intervalo de tempo?

Boas perguntas...Acho que não será possível aguentar este período sem recurso ao exterior. E a que preço? Pois sobre isso também me parece não haver dúvidas: a uma taxa de juro anda mais alta, cada vez mais alta...

O ideal , repito, seria PSD e PS entenderem-se quanto às novas medidas do PEC IV e , ao mesmo tempo, acordarem também em realizar novas eleições lá para Julho, a tempo de quem ganhar ter ainda um Orçamento de Estado de 2012  para apresentar este ano.

Receio muito, contudo,  que esse comboio tenha já partido da estação (apesar das Greves da CP e REFER).

O pior cenário consiste na Demissão (provocada ou voluntária) de José Sócrates , seguida de 3 meses de Campanha eleitoral confusa, seguida de eleições onde o PSD ganha sem maioria absoluta e sem que tenha essa mesma maioria mesmo que coligado com o CDS\PP. O País chegaria a Outubro com a mesma situação em que está hoje, com outros protagonistas, mas tendo perdido 5 meses e tendo-se endividado ainda mais  a níveis insuportáveis... E tudo isto sem ganhar nada. Pelo contrário, teria de começar o "jogo" outra vez de novo, mas partindo de umas "casas" mais lá para trás. E sem ter ganho qualquer prestígio, nem a confiança do mercado ou dos investidores.

Há ainda outra hipótese, patriótica, salvadora daquilo que nos resta de dignidade . Seria o Sr Primeiro Ministro finalmente compreender que faz parte intrínseca deste Problema , e já não da Solução. Como tal devia abdicar de concorrer de novo à liderança do PS e deixar o campo livre para que um Governo de Salvação Nacional, de Bloco Central, pudesse emergir debaixo da iniciativa Presidencial...

Mas alguém acredita nisso? 

Nenhum comentário: