quarta-feira, março 23, 2011

Bacalhau ou Porco (com V. licença...)?

Amigos têm-me telefonado por causa da "Feijoada de Sames". Iguaria pouco conhecida, ao que parece, a não ser na vizinhança das gentes que trabalharam na "Epopeia Bacalhoeira". E surgiu a dúvida em forma de pergunta:

"Se do Porco tudo se aproveitava, o que dizer do Bacalhau?"

De facto, se o porquinho era  a "Caixa de Poupança" dos lavradores e camponeses lusitanos, que na sua alimentação investiam durante largos meses para que na altura da matança a qualidade ( e a quantidade) justificassem os esforços da família, também nas zonas vareiras perto das secas do bacalhau havia a tradição de tudo se aproveitar do "fiel amigo", mesmo aquelas partes menos conhecidas dos Clientes citadinos: línguas, bochechas, caras, ovas  e sames. 

 Contam os antigos que - para resguardar os lombos para quem os pagava bem - eram estas ( e algum pedaço do rabo) as partes do bacalhau seco que cabiam em sorte aos trabalhadores das secagens e aos homens embarcados. As Línguas comem-se em arroz, ou panadas, ou fritas. As Caras na "Chora", ou simplesmente cozidas. As Ovas, de salada, ou também cozidas. Sames são com grão ou feijão. E as Bochechas podem servir-se tal e qual como as Línguas.

Tenho muitas  dúvidas que esta alimentação fosse uma prática dos normais "homens do mar", daqueles que pescavam o "fresco" das nossas costas, e que não necessitavam de bacalhau seco para nada. Tinham à disposição o "quinhão" da "companha"  e as suas caldeiradas típicas. Não , para mim esta prática do aproveitamento do bacalhau seco integral teria de ter sido efectuada por quem andou na Faina Maior, ou por quem trabalhou (ou ainda trabalha) na indústria da Secagem.

E haverão Receitas portuguesas onde  o Porco e o Bacalhau cohabitem?

No "Chico Elias", em Algaravias (Tomar) a Dª Céu faz um Bacalhau Assado no Forno com Carne de Porco que é muito recomendável. Também já tive ocasião de comer (na Beira Alta, em casa dos meus sogros era normal fazer assim)  o Bacalhau de posta alta assado no forno envolvido numa fatia grossa de Presunto com a sua gordura natural.  Algum Torricado também pode levar ao lado do Bacalhau umas fatias de bons enchidos, embora não seja canónico, nem muito menos obrigatório....
A tradicional "Chora de Bacalhau",  a sopa de arroz das campanhas, levava também (ou podia levar se os houvesse)  para além das Caras de Bacalhau desossadas, Toucinho e pedaços de Chouriço.

Mais do que estas receitas confesso que não conheço. Falam-me de umas Migas (talvez ribatejanas) que juntariam o bacalhau e os rojões de porco da matança, mas sinceramente nunca comi disso, nem sequer as li em  recenseamento gastronómico regional.

Mas se algum dos leitores souber mais deste "casamento" faça o favor de nos elucidar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia caro amigo Raúl não se esqueça também da receita de Bacalhau à Zé do Gato, onde o fiel amigo também é tratado com toucinho e presunto

Um abraço


Paulo Mendonça