segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Bacalhau do nosso Encanto

Por acaso nos  dias "circunvizinhos"  ao fds passado o vosso Blogger ia tendo uma indigestão do fiel Amigo... Vamos por partes. Logo na quinta feira almoçei no conhecido a Tertúlia do Paço, onde o prato do dia era ...Bacalhau à Gomes de Sá. Acertaram. Foi o que comi e que bom que estava!

Depois , em Ílhavo, foi uma orgia bacalhoeira num simpático e muito recomendável Restaurante, por enquanto ainda não "recenseado" pelos sites do costume... Por isso e se lá forem não o estraguem se fizerem favor!

D. Coutinho
Rua da Malhada
3830-141 ILHAVO
Telefone - 234321832

Fica esta casa junto à Ria, do lado direito da Rua da Malhada, antes de chegarmos à Rotunda que faz a ligação com a fábrica da Vista Alegre. Se se perderem perguntem ou, melhor ainda, telefonem sff.

Casa acolhedora, boas mesas, bom material de amesendação. casa pequena também,  por isso, e dado que os locais a frequentam, o melhor é sempre reservar.

Na lista tem um capítulo apenas dedicado ao Bacalhau: Línguas fritas ou panadas com arroz a escorrer, Cozido com todos, à Lagareiro. Assado no Forno. Com Broa e Presunto. E por aí fora...Serão umas 12 propostas mais ou menos... Fora o que fazem a pedido expresso, mas lá chegaremos..

Tem também uma Migas de Couve com broa, como acompanhamento,  que são de cair para o lado, bem secas, sem o habitual gosto e teor de azeite que, na minha opinião, as tornam  algo enjoativas.

Na Lista habitual tem ainda  as Enguias da Murtosa, e  tem Polvo e Peixe fresco de Aveiro, para grelhar ou cozer. Chocos pequenos grelhados ou fritos com alho, Lulas da Toneira e mais o que vier à rede, no dia-a-dia desta terra  ligada ao Mar e à faina da pesca.

5  Mortais comeram que se desunharam nessa Sexta feira: Queijinhos de cabra,  Enguias da Murtosa fritas em escabeche, e Mexilhões à espanhola como entradas. Depois  Línguas de Bacalhau, Bacalhau assado à Lagareira e Chocos na mesma apresentação, Dão Cabriz Branco e Tinto de 2007 (excelente relação qualidade preço), 2 garrafitas de cada... cafés e sobremesas, tudo por....cerca de 100 euros!

Recomendabilíssimo!! E digo-vos um segredo: Como é Ílhavo terra das secas de bacalhau, se telefonarem três dias antes de algum repasto e pedirem um prato de bacalhau com   "aquele especial" , o Sr Amarante vai à seca buscá-lo, demolha-o especialmente para V. e apresenta-o no dia aprazado , à vossa mesa e da maneira que o encomendaram. Bacalhau curado à antiga, demolhado na hora !! E não os Pascoais de triste memória que temos de aturar por esses restaurantes da Lísbia antiga, por mor das restrições Asaesticas...

Bom apetite e que se mantenha o D. Coutinho por aquelas bandas.

Nenhum comentário: