sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Para Descansar a Vista

Uma viagem ao País-Irmão do outro lado do Mar... Em tempo de Carnavais (em muitos sentidos...) é de rigor ir ao Brasil. Nem que seja por meio de alguns poemas.

Escolhi para hoje Sónia Van Dijck e três curtos poemas da sua autoria:

CIGARRA



Escrevo, para te esquecer vivendo.
Canto, e te faço escrevendo.
E, assim, tenho não tendo,
não vivo vivendo;
mas, continuo te querendo.

FORMAS SIMPLES

Quem tem telhado de vidro
deixa a pedra no caminho.
E, se tem rabo de palha,
jamais prefere o cozido.
Nunca se viu cordeiro
de lobo ser travestido.
Depois da tempestade,
vem mesmo a limpeza da lama.

PROFIL D'UN MOT

Pour Pierre

Saudade:
souvenir d'un goût
d'une odeur d'épices
et de la chaleur
d'une nuit d'automne.

Saudade:
mot-océan.

Sônia Maria van Dijck Lima nasceu em Alagoinhas (Bahia - Brasil), diplomou-se em Letras, pela Universidade Católica do Salvador, e em Pedagogia - Orientação Educacional, pela Universidade Federal de Sergipe. Fez mestrado em Letras na Universidade Federal da Paraíba, doutorado em Letras na Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Literatura Brasileira na Universidade Estadual Júlio de Mesquita - Araraquara. Reciclou sua formação de pesquisadora em dois períodos de estágio no CNRS-ITEM (Paris).

Foi professora da Universidade Federal de Sergipe e, depois, da Universidade Federal da Paraíba, na qual se aposentou. Foi professora visitante dos cursos de pós-graduação da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Estadual de Londrina, com bolsas CAPES e CNPq. Ministrou os cursos "Sagarana: un livre et beaucoup d'histoires" (nov. 2006, nov. 2007) e "Brésil: traversée vers le XXe siècle et propositions pour ce millénaire" (nov.2008) na Université Paris X - Nanterre - atual Université Paris Ouest Nanterre La Défense -, como Professeur invité , onde também proferiu as conferências "La traversée de 'Sarapalha'" (9 dez. 2006), "Archives littéraires au Brésil. Mémoire et recherche" (17 nov. 2007) e "Cunha de Leiradella: um autor hipertextual" (3 nov. 2008).

Integrou a Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (1988-1990), tendo sido, anos depois, sua Presidente (1994-1996). Sócia fundadora do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, integrou sua Diretoria. Sócia fundadora da Associação de Pesquisadores de Manuscritos Literários, participou da Diretoria dessa sociedade científica em diferentes cargos, em mais de uma gestão, e fez parte da Editoria Científica da revista Manuscrítica. Revista de crítica genética. Participa do Comité editorial (Rédacteurs en chef) da revista Plural. Pluriel. Revue des cultures de langue portugaise. Integrou a Diretoria da Associação Centro Histórico Vivo - ACEHRVO - biênio 2005-2007 (João Pessoa - PB- Brasil).

Foi líder do Grupo de Pesquisa "Arquivos Literários" - Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil - CNPq (1992-2006).

É crítica literária, pesquisadora de arquivos literários (história da literatura e crítica genética), e tem trabalhos publicados no Brasil e no exterior.

É contista e poeta, publicada no Brasil e no exterior.

Nenhum comentário: