quarta-feira, fevereiro 10, 2010

A Intenção das Pessoas

"-Tinha V. Excelência , Sr Carlos da Maia, intenção de ofender quando disse (ao Sr. Dâmaso Salcede) que lhe daria umas bengaladas?
 - Intenção de ofender , nenhuma! De lhe dar umas bengaladas, toda!"

E com este diálogo dos imortais "Os Maias", provavelmente mal transcrito porque estou a citá-lo de cor,  começamos uma pequena reflexão sobre "Intenções, Resoluções, Acções e ...Arrependimentos".

O que cada um diz dos outros, entre amigos , à mesa do bar , ao telefone , ou no restaurante,  ou em casa,  é do foro pessoal. Já aqui falámos disso.

O que cada qual pensaria ou teria ganas de fazer se "pudesse", se "tivesse dinheiro para..." , se "tivesse poder para isso", se "fosse ele que mandasse" e etc, etc,,, pode ser mau, muito mau e até infame de mau... mas, enquanto for apenas isso - INTENÇÕES - não virá mal nenhum ao mundo constituído pelos "outros" , os tais "terceiros" que sofreriam com a implementação das Acções que foram Intentadas mas nunca Concretizadas. Quanto muito, e se for o "intencionário" católico, tal poderá constituir um pecado por "maus pensamentos". Mas em relação a isso os nossos Tribunais não têm ainda jurisdição.




O que se passa neste caso das Escutas que envolvem PM, o Sr VARA (Varapau?) , os Penedos, a Manuela Moura Guedes, O seu Marido , a TVI e a PRISA  parece-me ser diferente: Segundo diz quem leu as tais transcrições ( pelo menos alguns dos que as leram) por lá aparecerá alguma evidência que tende a envolver a "sociedade PM, Vara e etc"   no  controlo da TVI em função da aquisição de capital da Prisa.

O que terá de ser esclarecido o mais depressa possível, para sossego de todos , é se essas evidências têm a ver com Intenções ou com Acções. Isto é, se foi transposta a barreira entre o "wishful thinking" e a concretização de um plano de controlo dos MCS em Portugal. E, obviamente, se esse Plano teve o acordo explícito do Sr PM.

Porque sempre existiram Governos(foram TODOS!) que desejaram controlar MCS, mesmo em Democracia. Porque sempre houve pressões económicas dos Governos sobre os MCS, por exemplo ao nível da colocação da Publicidade das empresas que controlavam.
Porque sempre existiram PM's, e até Presidentes da República, que deram um acordo tácito a manobras de intimidação e de pressão sobre os MCS.

E, porque não dizê-lo? Porque sempre existiram MCS que se serviram das suas audiências para "empurrar" agendas estranhas ao Código Deontológico da sua profissão. "Aquilo que é notícia" cada vez mais se confunde com "Aquilo que vende Jornais ou aumenta Audiências". E o "Interesse Público" não parece ser, algumas vezes, mais do que o "Interesse do Público,  no Escândalo, na Desgraça, na Maledicência".

E, infelizmente, a TVI era um dos piores exemplos disto tudo durante o consulado da Dª Manuela &Esposo.

Agora, uma coisa é desejar que, a  determinado indivíduo que nos despediu (por ex) ,  lhe desse uma "travadinha" que o deixasse cego, surdo e mudo...Outra será contratar um energúmeno para lhe dar um "enxerto de porrada" tão grande que assegurasse que isso acontecia mesmo, na realidade...

Isto porque, durante qualquer Jantar no tempo dos Maias, no Hotel Central, seria possível fazer e desfazer Governos, enterrar e ressuscitar Reis e Ministros, MAS tudo isso não significaria que os "Dândis e Sportsmen"  que tal alvitravam,  entre o Bucellas e o Collares,  financiassem a Carbonária que motivou o Buiça e o Alfredo Costa...

Quanto muito poderia dar algumas indicações sobre o carácter de cada um deles... Mas quanto a isso estamos conversados. Há muito tempo ( penso eu) que o País não terá muitas dúvidas sobre o carácter de quem nos governa actualmente...

Nenhum comentário: