segunda-feira, abril 27, 2009

O 25 Abril em Baião


Cerimónia solene na Câmara Municipal de Baião, com todas as formalidades habituais. Entre os convidados um sobrinho de Soeiro Pereira Gomes, o Sr José Casanova, Director do Avante e membro do Comité Central do PCP, e aqui o vosso Blogger...
Na Mesa da Presidência todos (eu também, com muita honra) de cravo na lapela.
Por entre os discursos da ocasião, releva-se o do Sobrinho de Soeiro, a lembrar como o Tio fora educado, entre seis irmãos e irmãs filhos de agricultor, todos a tirarem cursos superiores mesmo que à custa da venda das terras do progenitor, que - nos 1920's - dava mais importância à educação dos filhos (e das filhas!) do que aos bens materiais... Que lição para certas famílias de hoje em dia!

José Casanova referiu-se aos anos de luta política de Soeiro, ao seu envolvimento no PCP e à forma como foi obrigado a passar à clandestinidade.

Todos os Partidos da Oposição local discursaram, sobre o 25 de Abril e sobre o homenageado.

O Presidente da Câmara ( do PS) é que abusou do seu tempo, desfiando o "rol" completo do que tinha feito pelo município e do que ainda esperava fazer se fosse reeleito... Tivémos que ter paciência...Com as Eleições à porta todos os momentos são bons para fazer campanha...

Aqui o Blogger , como de costume, ignorou soberanamente o discurso carinhosamente preparado para a ocasião e falou de improviso sobre a Filatelia e a preservação da memória histórica do país, e de como, às vezes, tal objectivo estava dificultado - lembrando a evocação do próximo centenário da República e os 900 anos de D. Afonso Henriques.

Leram-se trechos dos Esteiros , o Livro que Soeiro dedicou a "todos os Homens que nunca foram meninos" . Almoçou-se e seguiu-se a Romagem ao cemitério.

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma pequena correcção: O director do Avante chama-se José Casanova e não João. Ah... e não é doutor.