quinta-feira, abril 02, 2009

De novo o G20


Desta vez em Londres e enquadrada pelo maior dispositivo de segurança de que há memória, lá vamos assistir a mais uma reunião dos Senhores do Planeta. Aqueles que, juntos, representam 90% de toda a riqueza que é criada nesta terra.
O assunto "mais mediático" que por lá se vai discutir é a proibição eventual dos off shores, aquelas zonas francas existentes um pouco por todo o mundo, que albergam "bancos" e "viveiros de empresas virtuais" onde os ricos e os muito ricos podem colocar dinheiro em condições excepcionais face às autoridades fiscais.

Sem muitos comentários, até porque não sou especialista em finanças privadas, sempre digo que gostava de saber que tipo de argumentos LEGAIS se podem esgrimir para continuar com os tais off shores?

Em que condições um Estado deve permitir que a sua riqueza seja transportada para outro local, sem pagar impostos na terra onde foi feito o investimento?

Hoje de manhã ouvi um português (não sei se madeirense) defender o off shore da Madeira porque "...é a única forma de Portugal concorrer com os outros off shores em termos financeiros , para captar as aplicações dos ricos deste mundo e atrair investimentos das Empresas internacionais..."

Quer isto dizer que apenas se consegue defender um off shore em termos comparativos? É melhor termos o nosso porque "os outros têm o deles?" Sabem que isto me lembra a escalada das armas nucleares nos anos 60, durante a guerra fria?


Então se acabássemos com todos qual era o problema? Atrair o investimento estrangeiro faz-se só com incentivos fiscais? Vejam como esta política não impediu a debandada logo que a crise apertou... Em Portugal como na Europa.

Ou faz-se - muito pelo contrário - com políticas de competitividade salarial do tipo "Mombay", onde crianças trabalham de sol a sol pela comida e pela esterga em que se deitam?

Não entendo essas políticas de "atracção"... Por mim defendo o regresso a uma ordem económica mundial onde as práticas vis de emprego (escravidão seria melhor dito) implicassem de imediato proibição desses produtos darem entrada na " civilização do consumo" - Europa, USA, Japão.

Os três maiores bancos do mundo são actualmente chineses. O 4º é inglês, está sediado na City, mas chama-se " Hong Kong and Shangay Bank"...

Que políticas salariais, de protecção social, de sustentabilidade, de respeito pelo Ambiente, etc... são hoje em dia praticadas na China? Na China, tal como na India, onde se utilizam meios de produção da Idade Média, poluentes que baste e práticas de emprego idem, idem...

Mas são estes os Países do futuro, pela dimensão e sobretudo pela população... E o Ocidente hipócrita que para eles quer exportar maquinaria pesada, carros de luxo e outra tecnologia, fechará sempre os olhos às suas manufacturas manchadas de sangue, suor e lágrimas (chapelada ao grande Winston Churchil).

Por isso pela hipocrisia vigente, pela absoluta necessidade de se encontrarem meios de sair da crise que passem pela animação dos mercados externos, estou muito descrente das conclusões desta Cimeira de Londres do G20.
Mas posso estar enganado. E agora está lá Barak Obama...

Nenhum comentário: