quarta-feira, abril 29, 2009

A Gripe Animal


Era inevitável!! Estávamos todos a olhar para o ar, a tentar proteger famílias e bens do perigo esvoaçante constituído pela Gripe Aviária, quando a mesma cobarde doença apanhou-nos distraídos e ...atacou por terra, disfarçada de Gripe Suína!!

O Inimigo ataca sempre onde menos se espera...

Seja Aviária, Suína ou ainda outra variante dos HSN1 ou H1N1 que por aí se anunciam, o certo é que temos de começar a tomar cuidado.

Não se excitem com o facto do epicentro do fenómeno ser aparentemente longínquo, na República Mexicana , mais precisamente na sua capital. Como estes vírus viajam bem pelo ar e se transmitem por uma simples conversa , é certo e sabido que em menos tempo do que aquele que é necessário para escrever um ou dois Posts destes, o viruzinho aqui chegará ao solo pátrio...

Não quer isto dizer que só por se ter descoberto mais esta estirpe dos "HN's" se esteja já em perigo da tal Pandemia de Gripe que todos os organismos mundiais temiam, a começar pela OMS!

Para que se declare a Pandemia - epidemia a nível mundial - o nº de casos confirmados , em muitos países, tem de ser suficientemente elevado.
Custa a imaginar - ainda por cima em cima da Crise económica existente - quais seriam as consequências da Pandemia...
Pensemos no encerramento forçado de restaurantes, salas de espectáculos e recintos desportivos.

Pensemos também na contenção de qualquer tipo de viagem e num eventual encerramento de fornteiras a pessoas e bens ...

Duvido que Portugal aguentasse quinze dias sem importar comidinha?? Alguns de nós ainda teriam o recurso às Quintas, lá para a Beira Alta e etc... Mas e os outros?

Vamos aguardar com calma...Mas também não custa nada ir ao Médico de Família, fazer umas análises e (à cautela) pedir uma receita do Tamiflu...

Que , já agora, só poderá ser aviada - por enquanto - nos centros de Saúde... Nas farmácias não há.

O Governo pode ter receado - e aqui acho que fez bem - um açambarcamento do medicamento pelos ricos e afluentes. Por isso reservou os stocks para os Hospitais e Centros de Saúde.

Prudência e Caldos de Galinha...

Nota:
a ilustrar o Post uma fotografia de uma zona comercial da Cidade do México, mandada encerrar para conter a proliferação da doença.

Nenhum comentário: