![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuRCOhdGZwuOI8Mb3u5UoA-y89hsDEZkHQCfMlhQlAYJ5x8tVURH_AJ_jmyoNi75HnH_5nG67GcyPAlDbIkYNanIUHifwrd-9QMS9vBhm_9ShRWewDH-h_boNnidYuldITwJ9x/s320/beiramar4.jpg)
A nossa Amiga proprietária do Beira Mar fez ontem anos. Quantos? Não digo porque senão ainda sou impedido de frequentar o local, e tratando-se de um dos mais perfeitos comedouros (e bebedouros) cascavélicos não pretendo correr esse risco...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1HFxQ_Fvb5A-Qjmd0GCHRn-C8fJ80vvPc-MLpz-b90Pf92xxO4ijOv6O-LXoSPoy1LLkFskFav5LRGr1jFPNLXKQTw1prEwvUG2NIXkjc0BjogJU0Kud_CeQatzhASYr_SyR1/s320/Beira+mar3.jpg)
Festa de arromba em sua casa. Sobretudo no que respeitou aos vinhos...
Havia percebes magníficos, havia Robalos do Mar frios armados em Bela Vista, saladas diversas, salmão fumado, pata negra a cortar pelos convivas, salpicon de lagosta e gambas da nossa costa, lombo de porco com farinheira e grande variedade de sobremesas. Tudo de cair para o lado e não se esperava outra coisa já que o Pescador fornecedor do Peixe estava ali ao nosso lado, à mesa...
Mas com os vinhos é que veio a grande lição desta Quinta Feira Santa! Depois de uma amarga desilusão - a abertura de uma garrafa de 12 litros de Terras de Suão 1981 mostrou estar esta incapaz para o consumo - a Dona da Casa, Grande Senhora, mostrou uma caixa de seis Barcas Velhas de 1978, exigindo que as abríssemos ali mesmo, naquela altura! Altíssima responsabilidade .... Meio a medo fiz a prova e então não é que o estupor do vinho ainda estava SOBERBO!!!???
É claro que era um venerável senhor a exigir que o tratassem com muito respeito, não estamos aqui a falar de vinhos "à Parker", mas na sua velhice cheia de beleza e dignidade encontrava-se tanta qualidade e nobreza que quase nos comovemos. Um néctar com 30 anos ainda ali "para as curvas", bebível e mostrando na sua provecta idade o que "aquilo" deveria ter sido na juventude:um portento de força e pujança!
Obviamente que as bebemos todas, algumas delas estariamum pouco pior do que as outras, mas todas próprias para consumir. Um Grande Bem haja ao Senhor Nicolau de Almeida e outro igual à Dª Lurdes.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1HFxQ_Fvb5A-Qjmd0GCHRn-C8fJ80vvPc-MLpz-b90Pf92xxO4ijOv6O-LXoSPoy1LLkFskFav5LRGr1jFPNLXKQTw1prEwvUG2NIXkjc0BjogJU0Kud_CeQatzhASYr_SyR1/s320/Beira+mar3.jpg)
Ocasiões como esta são raríssimas e devem ser aproveitadas. Mesmo em Quinta Feira santa e apesar de certo invejoso que passou a noite a telefonar-me ...Tem paciência Artista do Deserto que pode ser que um destes dias leve também umas BV lá para a tenda do califado..Estou a ganhar coragem para gastar 200€ numa Magnum de BV 2000, à venda para Outubro...
Nota: surgiu durante a festa, e a propósito do imbebível Terras de Suão, uma dúvida sobre as dimensões e os nomes das garrafas grandes. Trago aqui uma referência que penso poder ajudar a esclarecer:
MAGNUM = 2 bottles
TAPPIT-HEN = 3 bottles Port only
TAPPIT-HEN = 3 bottles Port only
MARIE-JEANNE =3 bottles of Bordeaux
JEROBOAM = 4 bottlesChampagne & Port
DOUBLE MAGNUM = 4 bottlesBordeaux
REHOBOAM = 6 bottlesChampagne
JEROBOAM = 6 bottlesBordeaux
METHUSELAH =8 bottlesChampagne
IMPERIAL = 8 bottlesBordeaux
SALMANEZAH = 12 bottlesChampagne
BALTHAZAR =16 bottlesChampagne
NEBUCHADNEZZAR =20 bottlesChampagne
A garrafa de 12 Litros de Terra de Suão ( se fosse Champagne) chamar-se ia então Balthazar - 16X0,75L= 12 Litros...
3 comentários:
Caríssimo Raúl
Muito obrigado pelo esclarecimento, agora não existirá mais dúvida (pelo menos da minha parte) em relação à dimensão das garrafas e gostaria também de compartilhar a sua saudação ao grande mestre Nicolau de Almeida. Um grande bem haja a si e ao magnífico Blog.
Um abraço
Paulo Mendonça
Amigo Raul Moreira(desculpe-me a ousadia de insistir em juntar-me ao seu grupo).
O facto de ter chegado atrasado,retirou-me o privilégio de assistir ao momento solene de abertura dessa memorável garrafa de 12 litros de Terras do Suão de 1981 e às espectactivas criadas à volta de tal evento, bem como da sequente desilusão, decorrente do estado moribundo em que o "nectar" se encontrava.
Eis senão quando,uma caixa poeirente de Barcas Velhas que eu também não presenciei chegar, rapidamente fizeram esquecer aquele mau momento, à medida em que começaram a ser degustadas, revitalizando, de forma milagrosa, os espíritos mais afectados.
A nossa anfitriã, como é habitual, esmerou-se na apresentação da mesa, nas iguaurias e na arte de bem receber, atributo que faz dela uma Grande Senhora, aliás, como o meu caro amigo Raul Moreira, faz questão de salientar.
A festa esteve muito animada, os amigos eram de "cinco estrelas" e o convívio foi de excelência.
Por tudo isto, dou mais uma vez, à "velha" amiga(não em idade)Maria de Lurdes, os parabéns pelo seu aniversário e pela prespicácia que a caraceriza e que a leva a saber rodear-se de "gente muito bonita"
Ao amigo Raul Moreira, um forte abraço e parabéns pelo blog.
Amadeu Rodrigues
Postar um comentário