Janus é o deus romano dos portões e portas (ianua), dos começos e dos finais, geralmente representado com uma cabeça de duas faces, cada uma olhando em direcções opostas.
Dizem que Júpiter lhe outorgou o poder de ver tanto o futuro como o passado, daí ser representado olhando em sentidos opostos.
Foi venerado no início das colheitas, nos casamentos e nascimentos, e em todos os outros tipos de origens, especialmente no início de eventos importantes na vida de uma pessoa.
Janus também representa – por analogia - a transição entre a vida primitiva e civilização, entre o campo e a cidade, a paz e a guerra, e está ligado ao crescimento dos Jovens e às transições da Infância para a Adolescência e desta para a idade adulta.
Do seu nome deriva o mês de Janeiro , o 1º de cada ano.
A Janus ofereçemos as preces neste início de ano. Para que – ao contrário do que os arautos da desgraça anunciam - este ano de 2009 traga bons prognósticos para Portugal e para o Mundo e ainda para que – na nossa vida privada – todos as acções que resolvermos iniciar sejam bem fadadas e protegidas.
Ergamos então a taça nesta noite onde começa o ano numa libação romana a Janus por tudo , mas sobretudo pelas “nossas inclinações”. Que ele nos seja propício nos amores e nas ocupações profissionais.
Ave Janus!
Um comentário:
Apelemos então ao "Jansenismo" e esperemos que tudo corra bem.
Peninha
Postar um comentário