sexta-feira, dezembro 19, 2008

Refeições de Emergência


Quem é que já não passou pela situação algo desagradável de estar em casa, lá pelas 19.00H a antecipar um chá com torradas para a noite , quando lhe entram pela porta dentro 3 ou 4 amigos ou familiares da provincia que não se podem mandar "retirar" ?

E há que dar-lhes jantar, pois na "santa terrinha" a malta alimenta-se 4 vezes por dia e chá com torradas nem servirá para os doentes, quanto mais para os sãos de corpo...

Tenham sempre em casa algumas coisas com que acautelar um problema destes:

Batatas Primor (daquelas que se comem com a casca depois de bem lavadas). Para 4 pessoas 1,5 kg
Ventrescas de Atum em Azeite (é a carne da barriga do atum em conserva. Comprem das do Continente - marca branca , são um pouco mais caras do que o atum em lata normal, mas verão que valem a pena). Uma lata por cabeça.
Pasta de azeitona preta ou verde, 3 latas
Mostarda de Dijon à antiga , meio frasco
Uma lata de grão de bico já cozido, das grandes.

Misturem bem a mostarda de Dijon e a pasta de azeitona em quantidade suficiente para encher uma chávena almoçadeira, normalmente meio frasco de mostarda para 3 latas de pasta de azeitona das pequenas. Ponham num "Pirex" de ir ao forno as ventrescas de atum previamente escorridas, esfareladas à mão e misturadas nas batatas Primor e no grão. Cubram ( melhor dizendo, envolvam) na pasta que fizeram .

Vai ao forno quente durante uma hora para assar bem as batatas. Retirem e decorem com azeitonas pretas descaroçadas e com ovo cozido aos gomos.

Acompanhem com um Rosé de qualidade - por exemplo o Ázeo de João Brito e Cunha, do Douro. É um tipo de vinho que aguenta melhor a acidez da mostarda.

Vão ver que todos gostam.

Nenhum comentário: