terça-feira, dezembro 30, 2008

O que fazer com o Tempo


Acho que sou naturalmente ansioso e muitas vezes penso que o tempo passa depressa demais, sobretudo se estou à secretária, lá na Casal Ribeiro. E aí, quando começo a procurar coisas para fazer, é sinal de que o trabalho do dia está mais ou menos feito e há que inventar ocupação até à hora de saída. O que é sempre fácil numa Direcção como a nossa, onde os problemas para resolver e os “bicos de obra” para tratar de imediato “nascem” do chão alcatifado como se fossem aquelas ervas daninhas que nunca param de crescer…

Aqui na Serra, pelo contrário, é precisa alguma imaginação para ocupar o tempo que temos livre. Ou venho para aqui matraquear nas teclas do PC e sujeitar os leitores a alguma indigestão palavrosa ou então ponho a leitura em dia.

Tenho cá em cima alguns dos livros de bolso que gosto de reler, entre eles a excelente ficção erótica e um pouco SM da Anne Rice (célebre autora de ficção e fantasia, lembram-se da série de livros sobre o Vampiro Lestat que deu origem ao filme “Entrevista com o Vampiro”?). Claro que para este tipo de literatura Anne Rice utiliza pseudónimos - Anne Rampling e A.N. Roquelaure. Ficção de primeira, sempre para ler no original.

Mas também o soberbo “A Staircase in Surrey” de J.I.M. Stewart (também ele um grande autor escocês, talvez mais conhecido pelas dezenas de livros policiais que escreveu como Michael Innes) . Este é um conjunto de 5 livros (quase 2000 páginas) que lida com a vida académica em Oxford, a propósito de um convite que é feito a um antigo aluno para jantar no seu velho colégio, 20 anos depois de ter de lá saído. Começa com “The Gaudy” e acaba, muito naturalmente, com “Full Term”. Também absolutamente recomendável. Sobretudo para quem gosta, ou se recorda com gosto , da sua vida na Universidade.

E assim me vou entretendo , entre os tachos e os livros, com algumas divagações aqui pelo PC , e outras a fingir que escrevo alguns versos…

E tentando pôr em ordem o pensamento, que o vadio desde que chegou não pára quieto, indo para muitos lados excepto para aquele onde agora estou.

E o pior é que também eu queria ir à boleia com ele…

Já falta pouco.

Nenhum comentário: