sábado, dezembro 27, 2008

Na Serra - o início


4 graus às 12.00H de hoje. Foi esta a costumada cena de boas vindas aqui do Maciço Central, onde não só o frio mas sobretudo o vento dá uns arrepios que só nos apetece enfiar a cabeça dentro das lareiras...

O costumeiro almoço da chegada será a Feijoca à Pastor da Serra, com aquele feijão branco grado que embebe em guizado especioso as carnes de porco - pés e canelas - e de vaca - chambão.

Para dar gosto meio chouriço da matança do ano passado e refogado apurado em azeite aqui de cima do melhor que tirarmos do alambique. O resto é tempo de cozedura sempre em lume lento - mais de 3 horas - e obviamente sabedoria de quem sabe com rigor quando está na altura de tirar as carnes e de juntar a feijoca.
O Tinto ainda é o da casa, da extraordinária vindima de 2004.

Para esta noite estou já a planear cozer a cabeça de cherne - magnífica , com 4,5 kg - que trouxe do El Corte Inglês sem nunca ter visto gelo. Com umas couves aqui da quinta, tenras de se desfazerem na boca e daquelas que são tão doces quando cozidas que há que as salgar um pouco mais para equilibrar o gosto.

Não se vê ninguém na rua, com excepção dos vizinhos que andam na apanha da azeitona, o que torna ainda mais estranha esta paisagem de serra com vento polar e adivinhando neve nos locais mais altos.

Já hoje nevou na Covilhã e fecharam as estradas de acesso à Torre. Aqui na quinta - situada num Vale abrigado - não há memória de ter nevado, mas decerto que a temperatura há-de baixar para os negativos logo à noite.

Momentos propícios para nos pormos a trocar recordações à volta da lareira e com um belo Lagavullin a servir de corta-palavra.

Nenhum comentário: