segunda-feira, dezembro 29, 2008

O que foi e o que por aí virá...


2008
A actividade económica mais falada em 2008 foi a bancária, e pelos piores motivos.

Quase ninguém já se deve lembrar do que se passou na Economia do país e do mundo, nos primeiros terços do ano, mas não deve haver quem se não lembre da Crise do Sub-Prime, da falência em cadeia de uma série de bancos mundiais, dos “calotes” do Madoff e por aí fora. E, cá mais perto de nós , do BPN e do BPP…

É a Crise. Vem aí a Crise. A Crise está a bater à nossa porta…Mas só entrará mesmo em 2009

Na Política nacional o mais importante deve ter sido esta guerra dos Professores em finca-pé com o Governo, num caso onde já não se sabe bem onde pára a razão – se é que esta esteve alguma vez só de um lado, o que duvido. É verdade que a Esquerda anda à procura de um D. Sebastião salvador e que a direita idem. É verdade que algum PS estará farto da arrogância de José Sócrates “y sus Muxaxos” (embora não tenha alternativas) enquanto que o PSD estará sempre com medo de que a Drª Manuela F. Leite abra demais a sua boca e mantenha a tendência de queda do Partido, mas quando contabilizarmos os “finalmente” vai ser decerto esta oposição dos Professores ao ME o facto político mais saliente do ano.

O SLB (glorioso!) acaba 2008 como campeão de Inverno (e roubado, digo eu!) coisa que não acontecia há não sei quantos anos. Nelson Évora e Vanessa Fernandes salvaram uma apagada presença de Portugal nas Olimpíadas. E a nossa Selecção de Rugby - “Os Lobos” - mostrou ao País que nem só de futebol vive o Desporto Nacional.

Barak Obama é o Presidente Eleito dos USA! Sem dúvida o mais importante acontecimento mundial de 2008. Como e de que forma nos vai afectar essa eleição saberemos dentro de momentos…

2009

As Eleições em Portugal vão ser o prato forte deste ano. Temos 3 eleições – Europeias, para o Parlamento europeu, em Junho. Legislativas e Autárquicas , ainda sem sabermos bem quando (entre Setembro e Outubro), e se serão ou não no mesmo dia… - E a pergunta mais importante do ano é: Vai o PS de Sócrates aguentar-se à bronca ou não? Ganhará ? Com maioria absoluta ou não? E daqui decorrerão todas as análises subsequentes para PSD, PCP, BE e CDS.

Até às Eleições como vai evoluir a “Entente Cordiale” entre Belém e S. Bento? Agravam-se as cisões - Orçamento de 2009, Estatuto dos Açores, etc.. – ou haverá uma reviravolta neste relacionamento?

A dimensão da crise económica e a forma como vai impactar a economia real em Portugal, as PME’s e as famílias, serão decerto variáveis extremamente importantes para condicionar toda a política nacional, e obviamente as Eleições. E não se sabe ainda muito bem se um aumento das dificuldades económicas será favorável – ou não – ao actual “establishment” político, embora muita teoria já tenha sido escrita sobre a matéria, e com posições a favor e outras contra… Leia-se sobre este assunto o excelente artigo do Expresso de 27 de Dezembro, com comentários de António Costa Pinto, Pedro Magalhães e Rui Oliveira e Costa.

Numa palavra, é esta uma ocasião de ouro para os politólogos exercitarem a sua “arte” (reparem como evito chamar-lhe “ciência”, embora tenha um deles lá em casa). O que li e que me pareceu mais certo foi a frase : “ A Crise adia a opção de voto e aumenta o número de indecisos”.

No jogo destas eleições será a qualidade das campanhas políticas do momento que vai resolver a inclinação do voto dos PS’s cansados de Sócrates e descontentes com o rumo do País e dos PSD’s cansados do Partido e das suas “não-posições”.

A única certeza que tenho – tomem nota – é a de que o SLB será campeão nacional em 2009. Daqui não me movo, nem que venham as gruas da "Mota-Engil" .

E se me enganar? Perguntarão os amigos que tenho no SCP e no FCP…

Nesse caso, e imitando o grande Voltaire na desenvoltura com que assumia os seus erros, apenas me resta transportar essa previsão para 2010. Ou 2011..Ou..

Não interessa! Mais cedo ou mais tarde havemos de ser outra vez Campeões.

E sim senhor, já conheço a anedota em que o próprio Deus garante a Luis Filipe Vieira que “Benfica campeão? Não digo que não meu filho, mas já não será no meu tempo…”

Nenhum comentário: