quinta-feira, julho 10, 2008

Vai um Gaspacho?


Nas noites de Verão não nos apetece cozinhar.

Quem pode vem para o quintal ou para o terraço petiscar qualquer coisa; quem não pode "abanca-se" mesmo no local habitual , ou senta-se em frente à TV de janelas mais ou menos escancaradas . Mas o que se come nesta altura do ano é geralmente mais leve e dá menos trabalho a fazer do que por alturas do frio.

Um Gaspacho à moda do nosso Alentejo, mas o rústico, sem ser passado até ficar em puré, parece-me uma proposta bem razoável para entreter o estômago da família nestas noites mais quentes.

Ora vejam:

Peçam lá na Praça, na banca do peixe, para lhes arranjarem um kg de carapau pequeno.

Salguem, passem-no por farinha e fritem-no muito bem em óleo de amendoim (monoinsaturado como o Azeite, o mais resistente sem degradação às altas temperaturas, é o que prefiro).

Depois de frito deitem os carapaus por cima de um bom pedaço de papel absorvente para fritos ( Atenção: este papel vende-se nas mercearias e parece o antigo "papel pardo". Não é o Rolo da Cozinha que usamos para limpar banca e mãos!!) . Podem fritar antecipadamente que dão bem para mais dois dias.

Na Hora de comer: partam para uma tijela grande , aos bocados pequenos: pepino, tomate maduro, pimento vermelho e verde. Tudo sem grainhas, pevides ou fios. Acrescentem bocadinhos de presunto ou de salpicão bem cortados e sem película. Dêem uns socos em 4 ou 5 bons dentes de allho, juntem-lhes duas colheres de sopa de sal e misturem num almofariz.

Deitem tudo - a massa de alho e sal mais os vegetais e o presunto - para cima de algumas fatias de pão da véspera (alentejano de preferência, mas existem outras boas alternativas, como o de Rio Maior ou o Maranata).
Temperem com azeite e vinagre a gosto, um pouco de pimenta e cubram de água. Na altura de servir juntem gelo aos cubos e salpiquem com orégãos. Há também quem lhe deite um copo de vinho branco por cima (quantidade para uma tigela grande). Se quiserem perfumar com o vinho façam-no, mas cortem então um pouco no vinagre.



Notas: Fica também bem se em vez das fatias de pão lhe acrescentarem "croutons" na altura de servir - pedaços de pão torrado que se vendem hoje aos sacos em todos os supermercados.

E, está claro, há quem utilize o gaspacho simplesmente como sopa e evite os carapaus fritos...

Uma malga de boas azeitonas , dois ou três queijos frescos partidos às fatias finas e salpicados de sal, pimenta e oregãos, uma cestinha com pão escuro, os carapaus ao lado e , no centro da mesa, a Terrina com o gaspacho.

Bom Apetite!
E.T: O melhor Gaspacho de Lisboa come-se no Galito à entrada de Carnide! Em breve teremos aqui uma crónica desse antigo local de bom acolhimento e melhor cozinha.

Nenhum comentário: