terça-feira, julho 08, 2008

Ainda a CRISE

O nosso Zé Comenta:


É infelizmente uma verdade de monsieur de Lapalisse, que a crise que infelizmente não é só económica ou financeira, mas de uma encruzillhada e um Sistema em crise, mas também de valores e de ideologias, segundo uns, o que me custa a crer, pelos sintomas.


Há realmente uma crise para a qual o sistema de Capitalismo Liberal, não consegue no seu seio encontar soluções, pelo contexto em que a mesma se desenrola, num contexto global e aonde os sistemas de comunicação e informação fazem a sua perninha.


Estamos perante uma situação em que os receituários do passado não funcionam, pela acção dos processos de especulação e pela incapacidade reactiva das forças em presença. A situação é grave e é nas horas dificeis que se veem os Homens, mas creio que a agudização da crise Social poderá levar a situações mais graves.


Sem péssimismos, mas há que mudar atitudes,comportamentos e agir de forma mais clara que é o que "na era da informação" e da comunicação Global e instantânea,não é claro.


É tudo muito opaco e pouco claro, há muita cortina de fumo. A crise é em parte económica, especulativa e por arrasto financeira, mas é sobretudo Social e as soluções apresentadas é mais liberalização, mais desregulamentação,regresso a sistemas anteriores à revolução Industrial?

65 horas de trabalho por semana, será que está tudo louco?!


Quo Vadis Domine? Os mais dependentes( velhos, crianças,desempregados.....países subdesenvolvidos...África....) que paguem a crise? Menos econometristas, mais Sociólogos e Filósofos alguém diria...A crise creio que é das mais graves, desde que me conheço, porque não vejo soluções envolventes e criativas, mas sempre mais do mesmo, mais liberalização, mais desregualmentação, mais insegurança, mais especulação, expectativas pouco a nada animadoras para a maioria e as assimetrias cada vez maiores entre Ricos e Pobres....


Há que inverter isto e que os Senhores da Guerra ,os donos verdadeiros, não estejam à espera de uma crise Social ainda maior para que nova hecatombe Global atinja esta bola azul..

Há que ter esperança mas será que, na caixa de Pandora, ela ainda lá mora?

Comentário ao Comentário: É que nem a distracção circense do futebol pátrio tem , neste momento, capacidade para atenuar o castigo dos pobres...Muito pelo contrário , o tal do Futebol Luso está dando de si próprio uma nefasta e caricata imagem...

Nenhum comentário: