sexta-feira, julho 18, 2008

Ainda a Crise


O nosso Zé "riposta":

Continua-se a dar as mesmas receitas a quem já não consegue o mínimo de subsistência.
A estrutura da economia Portuguesa vem demonstrando a sua fragilidade que é cada vez mais visível com o agudizar das crise económica/financeira/energético/social.

Todos os dias são dadas notícias e receituários de cada vez mais do mesmo, "aperta em baixo que o de cima se o apertamos pisga-se".

Fala-se em solidariedade que mais não é que umas esmolas e paliativos para conter a situação de crise Social que cada vez mais se agrava e depois estranha-se a insegurança, o farwest dos bairros sociais, o aumento da criminalidade e do narcotráfico, as pequenas e médias empresas a fechar" ...

É o mercado a ajustar-se" dizem os liberais, são problemas do sistema, é preciso é mais cinto apertado, estamos a viver acima das nosssas possibilidades, só falta o produzir e poupar, lá dizia o Salazar, agora vai ser o deficit da energético do país, agravado pelo modelo de desenvolvimento, pela estrutura da economia Portuguesa, da dimensão das empresas, da dependência externa, e da abertura ao exterior, da falta de formação da mão de obra portuguesa e muito mais...mas tudo e sempre mais do mesmo.....o mar bate na rocha e quem se lixa é o mexilhão.... Haja saúde porque até esta é muito cara.

Comentário ao Comentário: Hoje até é o FMI que nos critica : - "Vive Portugal acima das suas possibilidades. Gastem menos e Poupem Mais!"

Estas as ordens (?) ... ou os conselhos dos Srs do FMI directamente para Portugal.
São Receitas aparentemente razoáveis e racionais, mas que vêm tarde e a más horas. Dentro da União Europeia o Português foi habituado a olhar por cima do ombro, para os colegas da mesma União - que vivem bem melhor embora defrontando a mesma crise...

Os nossos políticos levaram anos a dizer-nos que era necessário : "Nivelar por cima, compararmo-nos com os melhores, ansiar pela equalização dos níveis de vida e dos salários..." e por aí fora.

Obviamente que o fizeram para ganhar eleições... Mas o certo é que a mensagem cá foi ficando...

Dirá o Povão (ou dirão por ele, o que é mais provável):

"-Agora vêm uns "capitalistas ordinários" a dizerem-nos o quê? Para Poupar e apertar ainda mais o cinto!!??

Onde está o grande timoneiro, o Companheiro Vasco? Esse é que entendia os FMI's e quejandos..."

De facto, actualmente estas recomendações do FMI são mas é Boas Receitas para tombar Governos e apressar a radicalização demagógica de um qualquer Chavez que por aí apareça a dar esperança aos tristes...

Tenham paciência pois quem criou e alimentou este Touro que o ature agora... Ou será que existe para aí algum valente capaz de lhe fazer uma pega de caras?

Duvido.

Nenhum comentário: