quinta-feira, julho 03, 2008

De propósito?


Um dos nossos Leitores faz uma reflexão muito interessante sobre a nossa polémica - obviamente saudável - envolvendo ainda o Estudo da DECO sobre os CTT e outras análises estatísticas:

Não é uma questão de enviesamento da análise dos dados e da informação,é tão sòmente uma questão de postura perante o Serviço ao Cliente.

Não creio que a notícia da Deco ou o trabalho tivesse um objectivo, de deliberadamente desinformar ou lesar a imagem dos CTT.

É tudo uma questão de Qualidade percebida e praticada e de postura perante notícias desfavoráveis, que poderão ser uma optima oportunidade para se questionarem e inverter eventuais práticas menos adequadas.

A rede é muito vasta e os problemas existem diáriamente e agudizam-se sempre em períodos de férias( porquê?), por razões várias. Resolver questões de opinião em tribunal? e procurar justificações matemáticas ou de análise estatística, parece-me fora de tom.

Cada um lá sabe as linhas com que se cose.

Foi uma demonstração de força? ou do subconsciente?

Assim a frio tenho de concordar com o Leitor sobre o muito provável não enviezamento propositado do Estudo da DECO. Foi, simplesmente, mal desenhado por quem não conhece a realidade da Empresa alvo dessa pretensa "auditoria" de qualidade...

O problema é o que passa para o domínio público com as parangonas da 1ª página a letras gordas... Aí existe já alguma (direi mesmo muita) desonestidade, pois os resultados do pretenso estudo tinham já sido alvo de comentários apropriados dos CTT antes da publicação,

Reparem na diferença em publicar:

" CTT CORREIOS - 300 Estações Chumbadas - SERVIÇO À DERIVA"

Ou em ter publicado algo como isto:

" Alguns Serviços dos CTT com falhas em 300 Estações"

Esta última frase é 100% verdadeira. Nessa altura do estudo da DECO. Em 1988. Agora. E será também no futuro. Sempre. Fruto da nossa dimensão e da dispersão geográfica da nossa rede de atendimento.
Mas a primeira é mentirosa, enganadora da opinião pública e demagógica quanto baste...

And I rest may case.


Um comentário:

Anônimo disse...

Infelizmente tenho que concordar que demagogia na "Informação" é quanto baste.Não mate leões com fisgas nem moscas com carabina, não fique aquém nem além, lá diz o anúncio.
A rede é vasta, a notoriedade é das mais representativas das empresas Portuguesas,a imagem é de confiança,mas não se mande às malvas todo este capital( destruír é muito mais fácil que construir, levou muitos anos e trabalho de muitos profissionais,há sempre quem só queira colher os frutos, ou não terá um cunho de verdade? e será o subconsciente a funcionar? de quem conscientemente sabe que há problemas reais e se sentiu atingido?) e nada melhor que dar uma imagem de notícia mal elaborada,recurso ao Tribunal, razões estatísticas, enviezamento and so on.( fuga para a frente)DEMAGOGIA? SERÁ MESMO?
Que ao menos sirva de alguma coisa.
Há muito aprendiz de feiticeiro e nada melhor que "chama-lhe meu filho antes que te chamem a ti".