Estiveram reunidos os Ricos, os G 8 (+ 5?).
Foi no Japão que discutiram os problemas das suas economias e as dificuldades que se colocam ao mundo de hoje face ao aumento das necessidades energéticas e à penúria da respectiva Oferta actual.
Falaram, decerto, do aquecimento global e da necessidade de se preservar a camada do Ozono, mas este tipo de preocupações foi sobretudo veículado em Agenda para alimentar os Media e tranquilizar os espíritos europeus mais inquietos.
Imagino a cena, com o Presidente Russo e o seu homólogo chinês a apoiarem o inefável J. W. Bush , olhando para os Europeus como se se tratasse de malucos perigosos...
Entretanto os Ricos e poderosos deste mundo fazem a sua vidinha. Ainda ontem foi anunciado que um General angolano, chefe das forças de segurança do seu país, tinha comprado mais uma Quinta no Alto Douro Vinhateiro, património da humanidade e coroa de glória da vitivinicultura nacional...
- "O dinheiro não tem Pátria" - dizia-se, com razão.
Mas o mais complicado é quando chegamos à conclusão de que - hoje em dia - muitas "Pátrias" já não têm mas é "dinheiro" para acorrer às necessidades mais básicas dos seus filhos: água potável, saúde, educação e emprego.
Claro que isso não impede que os poderosos locais continuem a gastar...
Parece que os estou a ver, a beber um copo de Tinto (do Douro) à saúde uns dos outros!
Mas vejam lá não lhes dê azia...
Nenhum comentário:
Postar um comentário