quarta-feira, março 26, 2008

Ano Internacional do Planeta Terra


A Casa das Pessoas

O planeta azul onde vivemos é apenas um dos inumeráveis corpos celestes que orbitam em redor das infindáveis estrelas que existirão no Universo. Estes números – de planetas e de estrelas – são de tal modo esmagadores, mesmo que estritamente limitados à vizinha Via Láctea, que nos parece pouco menos que milagroso ter sido aqui, exactamente aqui onde estamos, que nasceu a Vida.

Não interessa que as características da “sopa primordial” onde se originou essa Vida quase que de certeza tenham já sido replicadas noutros tempos e noutros espaços. O que nos interessa é que desses momentos alternativos de génese não temos conhecimento e que, deste, somos não só espectadores como também ( e sobretudo) Actores.

E tenho de dizer que, enquanto Actores, temos protagonizado neste palco gigantesco desastrados dramas, para não dizer histórias de terror…

Este Planeta é a casa das Pessoas. Das pessoas todas, o que significa que também é a nossa Casa. De nós todos, dos nossos filhos, dos nossos Amigos. De todos.

Tomar bem conta da Casa significa admitir que nada nesta Terra nos pertence, apenas somos zeladores das coisas dos outros até que estes nos substituam, e por aí fora até ao fim dos tempos.

Como iremos encarar as gerações futuras quando nos inquirirem sobre a forma como lhes passamos esta “propriedade global” de 4,6 mil milhões de anos, cuja estrutura foi comprometida seriamente nos últimos anos?

Daí a necessidade absoluta da motivação dos jovens, do alerta sobre a importância das tomadas de posição privadas na conservação deste Património colossal .

Os CTT Correios de Portugal têm um larguíssimo historial de apoio a Temas de Defesa do Meio Ambiente e da Conservação da Natureza . Do ponto de vista filatélico são dezenas as Emissões que vimos dedicando a estas matérias, com especial relevo para a Selo da “ Água - um Bem a Preservar“ vencedor do Grande Prémio ASIAGO da Presidência da República Italiana para a Ecologia em 2006.
Isto só para citar uma das últimas emissões e um dos últimos prémios que obtivemos.

Lançámos ontem uma outra Emissão vocacionada para esta temática, da autoria do Designer Franciso Galamba, tendo como pano de fundo a UNESCO e o Ano Internacional do Planeta Terra.

O tema que utilizamos na série filatélica tem a ver com os Quatro Elementos propostos pelo filósofo Empédocles, aluno de Pitágoras , como as “raízes” de que seria composta toda a matéria planetária: Terra e Água , Ar e Fogo.

Com boa vontade poderemos até encontrar nesta abordagem alguma vontade de apoiar o símbolo que a UNESCO decidiu dedicar ao Ano Internacional do Planeta Terra, com as suas quatro divisões em bioesferas distintas.

De influência enorme em toda a filosofia ocidental, quase que até aos nossos tempos - Jüng, por exemplo, foi por eles muito influenciado na elaboração dos seus “arquétipos” – esta velhíssima construção dos “4 Elementos” vale, nos dias de hoje, sobretudo por ter sido uma das primeiras tentativas para compreender e organizar o nosso velho Planeta.

O Planeta Azul, ainda hoje a necessitar muito de compreensão e de melhor organização, não obstante os 2,500 anos que já nos separam da filosofia grega.

Nenhum comentário: