terça-feira, janeiro 20, 2015

O "Outro Lado"

Tenho passado parte das noites a ver de empreitada uma série chamada "Dead Like me" que passou em 2003 e 2004 na TV americana em apenas duas temporadas, provavelmente por ser demasiado "intelectual" para o prime time dos pequenos burgueses que mandam nos ratings.

Podem ler mais aqui sobre a série em causa: http://www.imdb.com/title/tt0348913/

Um miúda de 18 anos morre subitamente porque lhe cai em cima da cabeça um tampo de sanita da estação espacial MIR, que se estava a desintegrar no espaço. Esse "bocado" veio parar mesmo em cima da dita miúda.

Convenhamos que haverá formas mais normais de morrer, mesmo com apenas 18 anos...

Em vez de continuar o percurso para o "outro lado", a protagonista é recrutada para uma unidade especial de mortos-vivos que tem por função "recolher almas". Na prática o que eles fazem é estar presentes na altura da morte e dar algum consolo aos falecidos antes de estes partirem não se sabe bem para onde...

A série parece-me admirável pela qualidade dos argumentos e dos textos, mas também pela participação de grandes actores em episódios como artistas convidados, normalmente a fazerem a "parte" do morto.
Dead Like Me: Life After Death (2009) Poster
Nesta interessante reflexão sobre o "grande mistério" que se prolonga por todos os episódios, existem sempre facetas de muito humor  que se cruzam com outras mais dramáticos.

Lembro-me, por exemplo, do grande actor Shelley Berman (teria 80 anos na altura) , que neste episódio  (IV, Temporada 2) morre numa piscina a saltar da prancha. Depois disso passeia nu pela cidade arvorando uns "meninos" de tamanho para recorde mundial, ao lado do seu "anjo da morte" , e insistindo que antes de "partir" queria por força assistir ao seu enterro, para ver quem iria e o que diriam dele... E o anjo da morte encartado para o levar embora a correr atrás dele, com uma toalha na mão para o tapar, embora ninguém o possa ver .

O grupo destes anjos meio esquisitos reune-se todas as manhãs num café tirolês (!) de Chicago, para que o "chefe" distribua as tarefas do dia. Os mortos a recolher. O que não impede que antes , durante ou depois da recolha, tenham que trabalhar como os comuns dos mortais para ganhar a vida (mesmo estando mortos)...

É uma série de humor negro muito engraçada e feita com muita inteligência.
Recomendável.

Veio depois um filme, que ainda não tive ocasião de "puxar" da Net. Chamava-se Dead Like Me : Life After Death  e era de 2009.

http://www.imdb.com/title/tt1079444/

Nenhum comentário: