quarta-feira, janeiro 07, 2015

Brancos de Inverno

Um pequeno Post , destinado a responder a alguns amigos que questionam se existem vinhos brancos ditos "de Inverno".

Esta matéria tem sido tratada por quem sabe muito mais do que eu, na Revista de Vinhos e noutros lados, pelo João Paulo Martins (por exemplo). Mas não custa aqui deixar a minha achega.

Do meu ponto de vista os grandes vinhos brancos do Inverno  devem aquecer o corpo e o espírito (e com o frio que está ainda com mais razão).

Primeiro que tudo têm de ser servidos à temperatura ideal, que nunca deverá baixar dos 10 graus. E depois, devem ser encorpados, estagiados em madeira, com grau álcoolico que baste, de preferência com alguma complexidade e a acidez suficiente para , juntamente com a mineralidade, equilibrar o álcool.

Nota: Ter sempre em atenção a regra de ouro  "O aroma dos vinhos é incrementado a 18º C diminuído a 12º C e neutralizado a menos de 6º C"

Algumas dicas  para estes grandes brancos  incluem o Primus da Quinta da Pelada, O Vinha do Contador (de Santar), o Pera Manca e o Esporão , e ainda alguns Bairrada, com o Vinha Formal de Luis Pato e o Quinta das Bágeiras Reserva a saltarem para a memória.

E devo dizer que os grandes Alvarinhos de Anselmo Mendes (Curtimenta) ou o Soalheiro Primeiras Vinhas também resolvem bem esta aparente contradição de beber algo fresco no meio da invernia.

Um consolo para um final de manhã a roçar os 5º será uma terrina de boa sopa de peixe à moda de Sesimbra, aromatizada com as ervas tradicionais, e acompanhada por um destes grandes brancos, servido a 10º ou 11º.

Nenhum comentário: