terça-feira, janeiro 06, 2015

Asnear

Asneira virá de "asno"? 

Suponho que sim, embora me pareça neste caso mal empregue a etimologia da palavra, já que os "asnos" que são burros são muito espertos.

Temos até tido várias propostas para fazer uma emissão de selos dedicada aos burros de raça portuguesa.

Os de 4 patas, está claro, porque para fazermos uma emissão dos "burros" de duas patas não haveria no mundo programa filatélico suficientemente grandioso para englobar todas as criaturas portuguesas dessa laia.

Contudo , e como dizia o sempre lembrado Professor Brito,  dos Salesianos do Estoril,
- "Há os burros e depois temos os que abusam dessa qualidade!".

Tratava-se de uma época em que se podia chamar "burro" ao aluno sem o impetrante ir preso preventivamente. E onde até era possível dar-lhe uns "calduços" sem perigo de ser imediatamente enviado para Guantánamo.

Tenho saudades desse tempo. Não por causa dos métodos "musculados" do ensino eclesiástico, mas sim porque tinha a vida toda à minha frente.

Não defendo que hoje em dia se insultem as crianças, nem sequer (ou sobretudo) que se lhes aqueçam as orelhas manualmente sem recorrer ao cache-col. Todos evoluímos e bem.

Mas a asneira grossa continua a ser observada a toda a hora a todo o momento, dentro e fora de casa. Sendo que não é exclusiva da nossa actual Juventude, embora nessa classe etária se dê mais por ela...

Casos como estes que aqui relato por os ter presenciado, lido, ou visto nas TV's:

O plural de "Vale" ser "Vais";  o facto de, quando chegaram as autoridades,  "o cadáver se encontrar rigorosamente imóvel"; aquela questão moral em que a Sabedoria e Experiência seriam as "duas mãos do mesmo braço"; aquela estranha situação (do Brasil) onde a "vítima foi estrangulada a golpes de facão".

Existem, aparentemente, pessoas que contrairam a doença mortal na época em que "ainda estavam vivas"; E foi uma grande melhoria o ter-se finalmente instalado àgua -corrente no cemitério, "para grande satisfação dos habitantes". E a grande verdade de ser na cidade do Porto que "o povo é o mais hospitalar do país".

E etc, etc... Sem querer entrar no futebolês, onde apenas menciono a jóia (referindo-se ao grande jogador Deco) : "O Deco é Invendável, inegociável e imprestável!".

Agora, tendo tudo isto em perspectiva, num território onde encerrou aquela preciosidade indelével que foi a "Casa dos Segredos",  andarem por aí a dizer que só o ancião Mário Soares tem ultimamente "asneado" neste país não será uma afirmação demasiado "ponderada" e "limitada"?

Não estaremos a ser injustos para os "outros" , os grandes candidatos ao Nobel da asneira?

Segundo um aluno  lusitano, "Antes de ser criada a Justiça o Mundo era todo injusto!".

Ora a Justiça parece-me, dá-me a ideia, que já foi criada? Pode é ainda ser adolescente...


Nenhum comentário: