quinta-feira, maio 01, 2014

Mayday, M'aidez! May Day, Primeiro de Maio

"Mayday" é a expressão mais conhecida internacionalmente para apelos de socorro, e ao contrário do que muitos pensam, não vem do inglês nem tem qualquer referência ao mês de Maio.

É uma corruptela do francês "M'aidez!" (Ajudem-me). E deve ser repetida sempre 3 vezes, para não se confundir com utilizações fortuitas via radio.

Por outro lado, a palavra May Day, Primeiro de Maio é o símbolo do Dia Internacional do Trabalhador. E antes disso mergulha a sua génese na tradição celta associada a ritos de Primavera, ao deus Beltane e a Walpurgis.

Em Maio de 1886 (3 de Maio) a polícia disparou sobre manifestantes trabalhadores da cidade de Chicago que defendiam o dia de 8 horas de trabalho. Como consequência desse acto ( e dos que se seguiram, com a prisão e condenação à morte de vários lideres dos trabalhadores) o Movimento Internacional dos Trabalhadores , reunido em Paris uns anos mais tarde, declarou esse dia como Dia Internacional do Trabalhador.

Em Portugal ficou na história o dia 1º de Maio de 1974, com quase meio milhão de pessoas a festejarem em conjunto (todas as tendências em uníssono) a recuperação da Democracia e a livre expressão da vontade de cada um.

Nunca mais esse dia teve tão bela e abrangente expressão. Nem a crise , nem  a Troika e o resto têm tido esse efeito agregador das vontades. Hoje, como noutros anos, vai a CGTP para um lado e a UGT para o outro.

Talvez seja essa a consequência da liberdade de expressão: Unicidade nunca. Dos rebanhos já foi a época. Cada cabeça sua sentença.

Sim. E de acordo. Mas foi belo sentir aquela gente toda há 40 anos atrás... Naquele lugar mas também ( e nunca o esqueço) na Fonte Luminosa, a 19 de Julho de 1975.  Eu estive nos dois lados.

"Este foi um dia de vitória. Tenhamos confiança no futuro, tenhamos confiança no nosso Povo. A revolução está em marcha e não pára.

Venceremos!»


Quem o disse?  Não foi quem estão a pensar!! Foi o Dr. Mário Soares naquela tarde de 19 de Julho. Há  muito quem se esqueça destas coisas quando o mandam para a Mitra...

Nenhum comentário: