terça-feira, agosto 06, 2013

Pais Jorge, "El Amnesico"

A falta de memória é doença, ou então avanço da PDI. Existem medicamentos que ajudam, e são amplamente noticiados nas TV's por alturas dos exames da malta nova. O Memofante, o Cerebrum, etc...

Mas o que parece ter afetado o Sr. Secretário de Estado Dr. Pais Jorge é a conhecida aflição da "memória seletiva".

Eu tenho muito isso. Só me lembro das coisas boas que me aconteceram e enterro debaixo de uma manta da serra da estrela (bem abafadas) as coisas menos boas. Muitos maridos e amantes têm o mesmo problema ( e esposas, para quê descriminar?). Esquecem-se com rapidez incrível do que fizeram e onde estiveram em determinadas noites mais tardias. Não é que mintam descaradamente, mas perante a situação caricata e ridícula de dizerem às legítimas que "não se lembram do que fizeram e de onde estiveram" lá vem a mentirazinha do jantar com os amigos que acabou nos copitos...

O Sr. Dr. Pais Jorge ao princípio não se lembrava se tinha lá estado - nessas reuniões - , depois esqueceu-se de que se tinha esquecido e hoje de manhã (Terça Feira) já as brumas , os nevoeiros do esquecimento lhe terão passado e  - oh Milagre! - lembrou-se do que acontecera!

Mas o que ficará na cabeça dos seus interlocutores - ou seja, nós, o povão - é o seguinte:

 O "gajo" lembra-se de quê? Que esteve na Reunião calado ou de que falou na mesma reunião? Lembra-se do que se passou realmente, ou  apenas do que lhe interessa dizer? E , tendo falado, lembra-se de ter dito o quê? Bom dia e muito obrigado por nos terem recebido, ou um pouco mais para além disso?

Ou seja, ele agora até pode falar tão bem e de forma tão verdadeira como Santo António, Doutor da Igreja e Pregador Emérito...Só que mais ninguém aqui no País vai acreditar numa vírgula do que ele disser.

O que, convenhamos, é um bocado chato para quem lida com os nossos dinheiros.

Secretário de Estado do Tesouro, lembram-se?

Ainda se fosse da Propaganda...

Nenhum comentário: