sexta-feira, agosto 16, 2013

O Preço do Luxo

Já sabíamos que a Avenida da Liberdade se está a tornar uma das mais importantes zonas de compras de luxo da Europa. Todas as grandes marcas ali estão, à espreita dos bolsos bem aviados que nos chegam dos trópicos (Angola e Brasil), mas também da Rússia e territórios afins que eram da União Soviética e hoje se tornaram viveiro de oligarcas do gaz natural, petróleo e etc... Dou alguns exemplos:

Um "carré", o sempre magnífico foulard Hermés 90cmx90cm , custa cerca de 350 euros, as botas altas de senhora são a 1800 euros, mas se for adepto de equitação, a sela Hermes Cavale deixa-o mais leve uns 7500 euros.

 Uma carteira de homem longa Montblanc vai à vida por 360 euros, A clássica caneta Montblanc Signature de tinta permanente custa em redor de 600 euros e, sempre na Montblanc, o relógio  cronógrafo Rieussec de aço custa 8 200 euros.

Um  Cartier Tank inglês de senhora, ouro cinzento, fica por 20 000 euros. Na nova loja da marca recentemente estreada.

E na portuguesíssima David&Rosas, o Patek Philipe Quantiéme Annuel não custará mais do que 52 000 euros. para Homem e em ouro, obviamente!

Haja dinheiro (de qualquer cor!) para fazer as delícias destas marcas e encher de gente a Avenida (encher é uma figura de expressão! Com 4 ou 5 clientes destes por cada fim de tarde as lojas já respiram). Eu gosto que venham cá e que gastem aqui. Depois têm que dormir e comer também e tudo isto é bom para o País .

Os nativos podem ficar um pouco desconfiados de tanta grandeza numa terra cada vez mais madrasta para os pobres, mas terão que se conformar e ter alguma esperança. O tempo do Raj e da exploração colonial inglesa da Índia durou desde 1858 até 1947, mas depois disso um senhor chamado Ratan Tata vingou-se e amealhou suficientes rupias para comprar a Jaguar e a Land Rover...

A vingança come-se fria e aqui com tempero de caril... No nosso caso deverá saber a coentros e alhos...



Nenhum comentário: