quinta-feira, agosto 08, 2013

Começo das Férias

Hoje é o último dia em que trabalho - antes de férias!! - motivo que me leva a fazer um Post vocacionado para o lazer.

 Lazer, e não laser (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation). Lazer no sentido de "Tempo Livre" ou de "Atividade que se pratica no tempo livre".

Não é que eu particularmente tenha muito tempo livre nas férias. São dias e noites em que me dedico à cozinha e , nos intervalos, como (de "comer" mesmo no prato) , durmo , bebo e leio. Não necessariamente por essa ordem. Vou para a Beira Alta no Sábado , mas na Sexta feira próxima faço o "avio" aqui em baixo do peixe.

Gostava de conseguir ler algumas novidades que por aí apareceram ultimamente e que fui tentado a comprar: o livro do Zé Gomes Ferreira (O Meu Programa de Governo); o do meu mestre Herberto Helder (Servidões); e ainda levo na mala os dois últimos calhamaços da "Song of Ice and Fire - Dance with Dragons", os quais tenho lido "à moderna", como o velho Dr. Mário Soares lia os relatórios (eram tempos de outra loiça mais fina), ou seja, enviesado e em corridinho.

Esta passagem do "corridinho" ao "cante alentejano", da sofreguidão à marcha lenta, deveria ser a grande conquista das férias. Infelizmente, quando estamos quase a alcançar essa transição acabam-se as férias e lá volta outra vez a loucura do croquete e do café tragados à pressa depois do engasganço com a migalha da franciscana sandes mista do almoço.

 Pode ser que a reforma seja o tempo e o espaço ideal para treinar a pausada lentidão que tão necessária é à vida, recordando que até para andar "na galga" do momento presente é preciso alguma calma. Calma que estou com pressa!

Mas hoje - e por diversos motivos conhecidos de todos - não me apetece falar nem de reforma nem de reformas.

Planeio manter este Blog e as habituais "Crónicas da Serra" lá por cima, e antes de me ir publicarei ainda o poema da praxe da sexta feira. Se nalgum dia falhar esta "prosa" os leitores que não liguem muito, devo estar a aperfeiçoar a tal ciência da marcha lenta...

Boas Férias!

Nenhum comentário: