sexta-feira, fevereiro 03, 2012

Para Descansar a Vista

Está um frio de rachar: 3 graus na entrada de Lisboa pelas 7.00h de hoje. Mas parece que o record foi batido na estação metereológica de Carrazeda de Ansiães, onde o termómetro baixou até aos 8 ou 9 graus negativos nesta madrugada.

Carrazeda, terra do nosso saudoso amigo Sr Rainha, que tantas saudades deixou e outras tantas histórias gastronómicas notáveis.... Algumas hei-de recuperar aqui em homenagem àquela personagem maior da nossa vida de boémia contida, lá na Linha de Cascais, durantes os anos 80 e 90...

O Sr Rainha  era proprietário de farmácia da família (no Porto), tinha quinta grada em Trás-os-Montes onde extraía belo azeite e magnífico vinho, e ainda se entretinha como comerciante\armazenista\distribuidor de vinhos em Cascais - tudo isto , como ele dizia, eram os seus hobbies. Porque a ocupação profissional "a valer" era como chefe de vendas da BASF para Lisboa e Sul do país. Fora tudo isto era um "gourmand", mas também um "gourmet",  notável e um epicurista no sentido pleno da palavra.

Não cabia numa viatura comum, utilizava sempre aquelas vans da Mercedes altas e largas. Quando cá recebia alemães da BASF pedia sempre primeiro, no Beira Mar,  "um preguinho para matar a fome e não parecer um labrego à frente dos estrangeiros"... O tal "preguinho" que o vi muitas vezes comer, era um pão de Mafra inteiro com um senhor bife mal passado lá metido dentro...

Depois de saciado o apetite imediato, fora da vista dos outros, sentava-se à mesa e era um senhor anfitrião! Era conhecedor de vinhos como poucos  e grande especialista em Portos: chegou a ser conselheiro de empresas suiças para o investimento nesse vinho.

Fica aqui hoje apenas este apontamento de saudade e de muita estima pela memória deste grande Amigo e Senhor, recordando um passado feliz. Nunca esquecendo a frase de meu Mestre Borges: "Não é extraordinário pensar que dos três tempos em que dividimos o tempo - o passado, o presente e o futuro -, o mais difícil, o mais inapreensível, seja o presente? O presente é tão incompreensível ..."

E, em  homenagem ao Sr. Rainha, aqui vai um Poema que enalteça a Vida , as coisas boas, e as "outras" que a vida (ainda) nos pode proporcionar.

A Vida

A vida, as suas perdas e os seus ganhos, a sua
mais que perfeita imprecisão, os dias que contam
quando não se espera, o atraso na preocupação
dos teus olhos, e as nuvens que caíram
mais depressa, nessa tarde, o círculo das relações
a abrir-se para dentro e para fora
dos sentidos que nada têm a ver com círculos,
quadrados, rectângulos, nas linhas
rectas e paralelas que se cruzam com as
linhas da mão;

a vida que traz consigo as emoções e os acasos,
a luz inexorável das profecias que nunca se realizaram
e dos encontros que sempre se soube que
se iriam dar, mesmo que nunca se soubesse com
quem e onde, nem quando; essa vida que leva consigo
o rosto sonhado numa hesitação de madrugada,
sob a luz indecisa que apenas mostra
as paredes nuas, de manchas húmidas
no gesso da memória;

A vida feita dos seus
corpos obscuros e das suas palavras
próximas.

Nuno Júdice, in "Teoria Geral do Sentimento"

Um comentário:

anareis disse...

Querido amigo. Estou fazendo uma Campanha de doações pra ajudar os jovens rapazes que estão internados no Centro de Recuperação de Dependentes Químicos onde meu filho está interno também.Lá tem jovens que chegam só com a roupa do corpo,abandonados pela família. Eles precisam de tudo:roupas masculinas,calçados,sabonetes,toalhas,pasta de dentes,escovas de dentes,de um freezer, Roupas de cama,alimentos. O centro de recuperação sobrevive de doações,são mais de 300 homens internos.Eles merecem uma chance. Quem puder me ajudar pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agência 1257-2 Conta 32882-0