terça-feira, fevereiro 07, 2012

Assada ou sobreassada?

Um leitor pergunta se posso explicar  a diferença entre os termos "Assado\Assada" e "Sobreasada\Sobreassada".

Pelo que recordo, "sobreasada" será um enchido, um tipo de salpicão,  aqui dos irmãos do lado... Fui a um site espanhol ver a definição:

"La sobrasada (del catalán sobrassada) es un embutido crudo curado, elaborado a partir de carnes seleccionadas del cerdo, condimentadas con sal, pimentón y pimienta negra. Se embute en tripa y presenta una lenta maduración.
Este producto es tradicional de las Islas Baleares, y está protegido con el sello de Indicación Geográfica. En la cocina mallorquina tradicional, la sobrasada se consume de diversas maneras: tostada en invierno, o untada en pan y cruda en verano. Aunque pueden durar varios años en un lugar seco, lo habitual es consumir la longaniza durante el primer invierno, la sobrasada en verano, y las más grandes cuando se hace la matanza del año siguiente".

E já agora aproveito terem mencionado a palavra "assada" para me deter uns minutos nas classificações tradicionais das formas de cozinhar alimentos.

Começo por dizer que eu pouco percebo de organização e técnica culinária, para além daquilo que faço e do que vou lendo. Mas aqui vai em jeito de auxílio, e o Paulo e a Eduarda poderão emendar do alto das suas cátedras lá na Escola de Hotelaria:

"Assar" é uma das cinco grandes formas de preparar os alimentos, consiste em cozinhar algo em calor "seco" , seja no forno ou em cima da grelha. 

Desta forma se entende que "grelhar" será uma das maneiras de "assar", e não exatamente uma forma autónoma de cozinhar... Enfim, nem discuto, mas são estes pormenores que os entendidos adoram.

As outras formas fundamentais de preparar alimentos serão "Fritar","Cozer", "Guisar" e "Estufar". Fritar e Cozer todos sabemos o que é. O que  distingue um guisado de um estufado parece ser a existência (ou não) de refogado inicial. Quando se refoga estamos a "guisar", quando se faz tudo em crú, estaremos a "estufar".

Hoje em dia muito se utiliza na cozinha "queque" a palavra "confitar". "Confitar"  será assar ou guisar  muito lentamente os alimentos nos seus próprios sucos.

Mas depois tudo se baralha nestas classificações aparentemente tão bem construídas ...

Por exemplo, uma Caldeirada tanto pode ser guisada como estufada? Um "ganso" de vitela que alouramos primeiro em azeite e alho no bico do  fogão em lume forte, para selar os conteúdos, e só depois deixamos cozinhar lentamente, na mesma panela de ferro, será "assado" , "guisado" ou "estufado"? Guisado não deve ser, porque não leva cebola...  E um Rosbife? É estufado?

E nem falámos das "sopas" Serão todas "cozidas"?... Um Gaspacho, crú,  será o quê?... E uma sopa seca de perdiz?

Por isso é que gosto de cozinhar. A cozinha é um Mundo malta!

(e não me venham dizer que o cuzinho também o é, porque levam logo com a frigideira de ferro das bifanas pela espinha abaixo!)

Nenhum comentário: