segunda-feira, fevereiro 20, 2012

A Ementa da Terça feira de Carnaval

Carne e Carnaval são palavras com a mesma etimologia. Já qui falámos disso noutros Posts mais antigos em que nos debruçámos sobre os antecedentes (bem antigos) da "quadra" .

Para os que não trabalham nesta Terça feira ( e ainda serão alguns, protegidos por AE - como no caso dos CTT - ou simplesmente trabalhando em autarquias que deram a tolerância) aqui vai uma sugestão  barata, a condizer com os tempos que atravessamos.

Jardineira de Vitela à minha moda (leva cerca de 2 horas a fazer)

Ingredientes para 4 pessoas:

1,2 Kg de vitela ou vaca jovem, aos cubos.3 cenouras respeitáveis. Uma embalagem de ervilhas congeladas. Meio kg de feijão verde limpo, cortado aos bocados. 10 Batatas velhas de boa qualidade, médias,  também cortadas aos cubos (ou 8 grandes).  3 cebolas médias também velhas (ou 2 grandes). 8 dentes de alhos migados finos. Um pedaço de toucinho entremeado cortado aos bocadinhos pequenos. Uma metade de chouriço do bom,   ao qual se tira a pele e também se miga em troços pequenos.

Sal, louro picado, pimenta preta, duas colheres de sopa de tomate pelado ou de massa de pimentão. Azeite extra virgem que baste. Um cálice de vinho moscatel.

Como fazer: espalham-se as cebolas migadas pelo fundo do tacho (que convém ser de ferro ou alumínio fundido, ou barro). Acrescenta-se o alho, as colheres de tomate pelado, o louro picado , uma mão cheia de sal grosso. Coloca-se logo em cima o toucinho e o chouriço, bem assim como as rodelas de cenoura. Deita-se azeite do melhor e puxa-se em lume baixo. Ao fim de 10 minutos a fervilhar lentamente refresca-se com o cálice de moscatel e deixa-se de novo esturgir mais um pouco até à cebola ficar transparente, mas não castanha. Deita-se a pimenta preta.

Feita a puxadinha leve podemos deitar a carne e as batatas , alternando ambas para misturar bem. Depois no final as ervilhas ( sem descongelar) e o feijão verde.

Nota: Se a carne for mais rija,  valendo pela gelatina que desprende, então devemos fritá-la uns minutos na "puxada" antes de introduzir as batatas.

Sempre em lume médio\baixo deixa-se apurar no mínimo uma  hora . Vamos provando e retificando de sal e pimenta. De vez quando abanamos o tacho para não pegar. Em caso de necessidade acrescentamos água morna em concha, pouco a pouco.

Muito importante: O tacho deve ser suficientemente grande para que o conteúdo se misture bem sem "apertos"...

Foi o nosso almoço de Domingo passado. E bem bom!

Nenhum comentário: