domingo, abril 04, 2010

Páscoa da Ressurreição : Cabrito no Forno à Serrana

É fatal como o destino... Almoço de Domingo de Páscoa tem de ser o Cabrito no Forno à moda aqui da Beira Alta.

Aqui vai uma das receitas que sempre seguimos cá em casa:

Cabrito Assado no Forno à moda da Beira Alta

De véspera tempera-se o cabrito. Utiliza-se um tabuleiro de bom tamanho, onde caiba o cabrito cortado em quartos. No fundo do tabuleiro deitamos duas  colheres de sopa de sal fino, uma colher de sopa de massa de pimentão, salsa picada grossa (uma mão meia) , duas cabeças de alho picadas finas, uma meia cebola picada fina, uma malagueta desfeita das pequenas. Deita-se por cima  um bom golpe de azeite, e um copo pequeno de vinho branco, mistura-se tudo com uma colher  e molham-se os quartos do cabrito nesse tempero, deixando estar de um dia para o outro.

O segredo é deixar que o Cabrito asse mesmo, e não coza no molho se este for demasiado abundante. Por isso , parcimónia com as cebolas, com o vinho  e com o azeite!

Se o tempero tiver demasiado liquído, no dia seguinte escorram um pouco para que o Cabrito não vá a nadar...

No Domingo  acende-se o forno nos 250º , Quando estiver à temperatura (termóstato apagado) introduz-se o tabuleiro do cabrito ao meio do forno.

Vamos virando os quartos, com cuidado, de meia em  meia hora, até que o cabrito esteja bem tostado por cima e por baixo. Provem o molho para testar o sal. Provavelmente necessitaria de mais uma colherzita de sobremesa de sal fino lá para o meio da assadura. Ou não, seria ao gosto do artista.

Para acompanhamento é costume assar também as batatas no forno. O problema é que cá em cima nós os 5 damos bem cabo de um cabritinho de 5 kg, pelo que as batatas não cabem no mesmo tabuleiro. Desta forma tem de se fazer mais um tabuleiro, exactamente com o mesmo tempero do do cabrito, onde enfiamos as batatas da terra partidas aos quartos, ou, para quem as tiver, as batatinhas novas pequenas.

E não se esqueçam de uma boa salada de agriões e cebola, sempre agradável.

A maior complicação - se assarmos as batatas em tabuleiro separado -  é que teremos de ir trocando os tabuleiros de posicionamento no forno para que acabem batatas e cabrito assados ao memso tempo.

Em alternativa podem sempre  fazer batatas fritas...Mas não é a mesma coisa.

Dependendo se gostam do Cabrito mais ou menos bem assado (há gostos para tudo) pode este demorar a assar de hora e meia a duas horas.

E pronto, nada mais fácil.

Ah, já me esquecia, para que isto resulte mesmo bem, o melhor é termos comprado um Cabrito daqueles que andam aos pulos em local onde os vemos todos os dias... Isso é que pode ser mais difícil lá para Lisboa.

Nenhum comentário: