quarta-feira, abril 14, 2010

Para Descansar a vista

E como não estou cá na Sexta Feira, aqui ficam dois poemas curtos do grande Torga:

Viagem

É o vento que me leva.
O vento lusitano.
É este sopro humano
Universal
Que enfuna a inquietação de Portugal.
É esta fúria de loucura mansa
Que tudo alcança
Sem alcançar.
Que vai de céu em céu,
De mar em mar,
Até nunca chegar.
E esta tentação de me encontrar
Mais rico de amargura
Nas pausas da ventura
De me procurar...

Miguel Torga, in 'Diário XII'



Esperança

Tantas formas revestes, e nenhuma
Me satisfaz!
Vens às vezes no amor, e quase te acredito.
Mas todo o amor é um grito
Desesperado
Que apenas ouve o eco...
Peco
Por absurdo humano:
Quero não sei que cálice profano
Cheio de um vinho herético e sagrado.

Miguel Torga, in 'Penas do Purgatório'

Nota: Fotografia do diamante "Hope" por cortesia do Smithsonian Institute. O "Hope" é o maior diamante azul do mundo (45,5 carats) e tem a má fama de estar "amaldiçoado"... bem, amaldiçoado por amaldiçoado acho que preferia , mesmo assim, essa Esperança azul no banco do que tantas outras que por aí aparecem  nos discursos dos políticos. É que um "irmão pequeno " do Hope, também azul, foi vendido em 2008 num leilão da Christie's por 25 milhões de USD... Se fosse o Hope ponham lá o dobro mais ou menos. Mas que bela Esperança!

Nenhum comentário: