sexta-feira, abril 23, 2010

Para descansar a Vista

"Caracol, caracol , pôe os pauzinhos ao Sol"

Mas qual Sol cambada??!!  Isto aqui na nossa Praia está cada vez mais parecido com a tal cidade de Rawalpindi, que nos meus tempos de Liceu era conhecida como tendo o maior índice pluviométrico do Mundo... a tal onde "até os cavalos se espantavam quando viam alguém a passar sem guarda-chuva"
Lembram-se?

Para esquecer estas agruras aqui vai Poema da Sexta, desta vez de João Nabais, o Médico -  Pediatra e Pedopsiquiatra - que muito tem dado às nossas letras. Vejam lá se gostam destas duas reflexões em verso :

Sono limiar

O dia ainda não terminou
para mim
apesar da amante noite
cobrir-me
o olhar nublado
no trajecto das palavras
desalinhadas
ao longo da pena

e uma vaga de mar
invade o sono
limiar
logo desperta
uma zoada invisível
no jardim do lago
com as cigarras
timbaladas
a cantar
um ritual secreto
igual
à vibração dos búzios
num espelho de água

o espírito
cada vez mais distante
alienado
a lembrar o primeiro sonho de amor

Plátano

Arco voluptuoso
membro viril
corpo livre
monte negro polido
qual plátano centenário
descoberto o sexo
na maciez da pele
boca a boca

o afago entre dois seios
descobertos
alisando os dedos
num desejo inconsciente
de aconchego

inaudita a voz ecoa ávida de luz
antes da grande maré
invisível

Nota: Biografia por cortesia de "Projectos Verciais"

João-Maria Nabais, Licenciatura em Medicina e Cirurgia, Faculdade de Medicina da Universidade Clássica de Lisboa 1974; Grau de Assistente Hospitalar de Pediatria Médica dos H.C.L.-1985; admitido no Colégio das Especialidades de Pediatria Médica, da Ordem dos Médicos – 1995; Actualmente, exerce as funções de Assistente Hospitalar Graduado de Pediatria Médica na Sub-região de Saúde de Setúbal e no S.A.M.S.; Integra o Núcleo de Pedopsiquiatria; Grupo de Fundadores da revista literária SOL XXI e da Direcção da Associação Cultural SOL XXI. Escreve há vários anos regularmente para várias revistas e jornais. Tem sido distinguido por mais de uma vez – Prémio Moldarte Pintura / 87; Prémios António Patrício de Poesia / 96 e 02, com os livros Poemas e Sons de Urbanidade, ambos pela Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos; Medalha de Mérito Cultural da Associação de Escritores Médicos e Jornalistas de Bucareste – Roménia / 04.

Tem mais de uma centena de artigos e ensaios publicados nas áreas das Ciências da Saúde; História da Medicina; Escritores Médicos e Literatura.

Nenhum comentário: