quarta-feira, abril 07, 2010

Incómodos pequenos

Penso que todos conhecem a frase  "Thank God for small favors" . É uma expressão que utilizamos quando as coisas pequenas do dia-a-dia nos correm bem. Por exemplo:

Chegar a algum local e ter espaço para estacionar. Descobrir uma moeda de 2 euros no fundo do bolso, a tempo de pagarmos 2 cafés sem ter de trocar uma nota de 20. Encontrarmos um amigo que não vemos há algum tempo e nos oferece o último livro que escreveu; etc... Coisas pequenas mas que nos dispôem bem para o resto do dia. De facto Pequenos Favores das Potestades.

O que me traz hoje ao vosso convívio não são essas "pedras brancas" nos caminhos do nosso  quotidiano, mas, ao contrário, os acontecimentos de sinal inverso: os pequenos incómodos que, não servindo para arruínar a vida de ninguém em proporções "cósmicas", acabam, mesmo assim, por estragar uma ocasião e ensombrar o dia em que nos acontecem:

Ter uma reunião importante depois do almoço e reparar minutos antes que temos uma nódoa na gravata. Sair da pastelaria e  pisar uma bosta de cão. Tropeçar num passeio, esticar-se ao comprido e romper as calças no joelho. Procurar o carro depois da ida ao dentista e reparar que foi rebocado pela EMEL...
















Tenho dificuldade em dar um nome a estes "escolhos". Ainda pensei em chamar-lhes "prendas de Belzebu" , mas a invocação do "Impuro" sempre me fez um bocado de espécie  (fruto dos longos anos passados nos Salesianos) . E que tal "pedras nos sapatos", ou ainda "unhas encravadas" ou, talvez a melhor escolha,  "pequenas Mer... que nos acontecem".

Ora um caso se deu, na minha ausência Pascal, que foi uma autêntica coisa dessas. Como não tenho acesso aos canais codificados lá na Serra deixei aqui em baixo, no aparelho da ZON a que chamam ZON Box  HD+DVR (vá-se lá saber porquê) um largo conjunto de séries e filmes  programados para gravação.

Quando cheguei encontrei gravado Nikles, Batatóides, Niente, Zero e Olé!

Arrisquei o contacto com aquele buraco preto da moderna comunicação que são os Call Centers. Do lado de lá a delicada ( e educada) menina disse-me que:

"- Sim senhor, tem toda a razão, foi detectado há uns meses um erro na programação das Box digitais com gravador, esse erro leva a que as gravações se "desprogramem" de tempos a tempos. Estamos a trabalhar para resolver esse erro. Entretanto faça isto e aquilo e vai ver que pode gravar outra vez"

" - Mas como é que recupero os programas cuja gravação não se fez?"

"- Não pode recuperar. Muito obrigado por nos ter contactado. Há mais alguma coisa em que o possa ajudar?"

" Sim. Como recupero os programas que deviam ter ficado gravados?"

"Muito Obrigado por nos ter contactado. Há mais alguma coisa em que o possa ajudar?"

E pronto! Assim ficámos: a ZON vende ou aluga um objecto (Caixa Digital com Gravação, ZON BOX HD+DVR)) que tem defeito. Não avisa os Clientes desse defeito. Está a trabalhar para corrigir o defeito (muito obrigado) sem previsão do tempo de conclusão. E o Zé Pagante...Paga e cala-se...

Lembra-me a Toyota nos USA, quando mandou recolher os carros por causa do defeito nos cabos dos aceleradores. Como o Governo Norte-Americano achou que o deviam ter feito mais rapidamente "pregou-lhes" com uma multazita de  16,4 Milhões de dólares...

Aqui em Portugal ni hablar! Coitados da ZON... Quantas famílias dependem da Empresa... E sempre estão a trabalhar para corrigir... E etc...

Há sempre a concorrência dir-me-ão... É verdade, mas diz-me quem sabe e é Cliente da MEO que esta ainda é pior...

Os incómodos podem ser pequenos, sem dúvida que preferíveis a cair e partir uma perna,  mas quem se sente bem "pequeno" no meio desta engrenagem acabam por ser os consumidores.

2 comentários:

Nélio D disse...

Caro Raul Moreira,

Após ter lido o seu post, gostaria de o ajudar a resolver os constrangimentos que apresentou da ZON Box.

Sou um moderadores do forum da ZON (http://foruns.zon.pt) e por forma a resolver as suas questões gostaria que se pudesse registar e enviar-me uma mensagem privada com algum dado que me permita aceder à sua ficha de cliente.
Como por exemplo: Número de cliente, telefone de contacto ou número de BI.

Agradeço a atenção que me dispensou e estarei disponível para qualquer questão adicional.

Atentamente Nélio D

Nélio D disse...

Caro Raul Moreira,

Como informei ontem, teria muito gosto em o ajudar e lamento ainda não ter recebido uma mensagem sua no fórum em http://foruns.zon.pt.

Se ao menos pudesse enviar algum dado no fórum, que me permitisse aceder à sua ficha de cliente.

Obrigado, estou disponível para qualquer dúvida ou questão.

Atentamente Nélio D