segunda-feira, abril 12, 2010

Feijoada à Minha Moda

Antes que o Verão por aí aparecesse, mesmo que mais visto nas altas temperaturas e menos no calendário, lembrei-me de aproveitar a noite de Sábado passado e ir adiantando uma Feijoada para o Almoço do Domingo.

Feijoca da Beira Alta de molho desde a véspera. Para 4 pessoas - Entrecosto de Porco Preto (1 embalagem) , entremeada (idem) e chispes  ( 2 pés), temperados de véspera, arrepiados de  Sal, marinados em vinho branco, alho, louro e massa de pimentão.

Contem com uma mão cheia de feijão por cada conviva. E, como diz o folklore do Brasil, mais duas mão cheias  no final das contas em sinal de hospitalidade! Se formos 4 seriam então 6 mãos de feijão. Coze-se de seguida com uma mão pequena de sal. Reservem a água da cozedura.

No tacho ( de preferência de ferro ou de alumínio fundido) façam uma puxadinha em azeite do melhor.  Tudo cortada miudamente: duas cebolas grandes, 1 ou  2 cabeças de alho (8 dentes grandes), malagueta cortada em pedaços pequenos, 3 tomates maduros sem pele nem sementes,  uma colher de sopa de sal grosso. Não ponham muito sal porque a feijoca já vem cozida com ele e depois ainda se junta o sal das carnes e dos enchidos.

Quando a puxada estiver já bem "lançada" juntem um copo pequeno de...Moscatel de Setúbal (truque da minha lavra).

E quando  a cebola estiver bem loura introduzam as carnes frescas que retiraram da marinada e deixem apurar uns minutos. De seguida a feijoca. Cortem entretanto um chouriço de sangue e um chouriço de carne e juntem os pedaços ao conteúdo do tacho..

O segredo está em não deixar faltar o molho, nem este ser demasiado abundante. Por isso tenham sempre à mão a água da cozedura do feijão, que podem misturar ao guizado do tacho se começar a faltar molho, de concha a concha, com cuidado. O lume deve estar bem baixo para guizar lentamente e apurar. Só o aumentem no momento da introdução das Carnes e durante esses primeiros minutos, para as passar bem.

Depois de uma hora e  meia (mais ou menos) deve estar pronto a servir. Uma meia hora antes ponham uma farinheira (eu gosto das biológicas da Montanheira) inteira por cima do conteúdo do tacho, Quando estiver cozida retirem-na, cortem em troços e juntem ao guizado. Este tacho assim como está, depois de tudo feito,  aguenta perfeitamente de um dia para o outro ( e há quem diga que até melhora...)

Agora a vantagem: se dedicarem parte da noite de Sábado a esta tarefa ( e obviamente deixarem de molho o feijão e as carnes frescas na Sexta) chega o Domingo e podem perfeitamente tratar das V. obrigações (civis , militares ou religiosas) durante toda a manhã.

Depois cheguem a casa, borrifem o conteúdo do tacho de azeite e vinho branco,  ponham no forno meia horita.

Enquanto aquece  façam um arroz solto com cenoura aos troços para acompanhamento da feijoada .

Ponham coentros frescos cortados por cima do tacho e... para a mesa!

Servi-a com um Tinto de 2004 da Bairrada  - Quinta da Dona.  A natural adstringência da Baga cortou na maravilha  a gordura natural  da feijoada. E que boa que estava!

Nenhum comentário: