segunda-feira, janeiro 18, 2010

O Homem-Casulo


Poderá um Homem tranformar-se em casulo? Pergunta estranha , dirão os leitores, porventura questionando se o vosso Blogger não se terá enganado hoje de manhã, e engolido por acaso o liquído do desinfectante bucal...

Mas explico melhor: Um Homem -Casulo é aquela criatura que, depois de ter passado uma semana de trabalho intenso ( no emprego, à mesa dos restaurantes e defronte de alguns bares , ao final da tarde, com os Amigos) chega a casa na Sexta feira à noite , arruma a gravata e os sapatos afiambrados, mete por cima do corpo cansado um fato de treino velhinho e umas pantufas, assenta o real traseiro na poltrona confortável em frente ao LCD , e durante as horas que medeiam entre essa noite de Sexta feira e o alvorecer da próxima Segunda feira, apenas se mexe desse  local de conforto para o inexorável: os apelos da natureza, a comidinha caseira e ...a cama.

Conhecem por aí alguma destas criaturas?

Tenho sido ultimamente confrontado com  a aleivosa e maldosa insinuação de que me estou a transformar num Homem-Casulo...

Esta insinuação é despropositada, enganosa e totalmente incorrecta! Eu não me estou agora a  transformar em Homem-Casulo coisíssima nenhuma! Homem-Casulo já eu sou para aí há uns 10 anos (mais coisa, menos coisa)!

Mas pertenço, como seria de esperar da minha idiosincrisia, a uma espécie de Homem-Casulo distinta da habitual.  O pouco conhecido (por isso raramente observado na natureza) - Homos Casulus Diurnus Extremus -  o qual se deve distinguir do Homo Casulus Noctívagus Maximus  (durante o fds não sai da casa, ou até da cama, entre as 5 da manhã de um dia e as 21h do mesmo dia, altura em que toma banho e se dedica ao "trabalho" ) caso do meu senhorio, por exemplo, ou até do Homo Casulus Perfectus Totus , criatura que NUNCA sai de casa aos fds...

Ora os da minha espécie - devemos ser três ou quatro na Grande Lisboa, pois são os que encontro no Continente do Colombo esperando pela abertura, aos Sábados e Domingos - normalmente levantam-se às 7H (seja Domingo, Feriado, Natal ou Páscoa da Ressurreição), tomam o pequeno almoço fora ( e que cumplicidades se desenvolvem na Garret ,do lado de fora da porta, minutos antes das 8.00H...). Vão depois  às compras, estão de volta ao pátrio colchão pelas 10,30h ( máximo) e só saem outra vez da toca na manhã seguinte...

Esta minha forma de ser fimdesemanal tem sido ultimamente mal entendida, sobretudo por quem compartilha comigo  os lençóis ...

Quando acordo e me levanto ainda é de noite. Na altura das pessoas normais  darem uma voltinha e fazerem as compras da semana já estas estão arrumadinhas no frigorífico ou na despensa... e depois do almoço, quando seria mister passear de mãos dadas pelo paredão e tomar uma bebida a ver o Mar, está já o vosso amigo atroando os ares  estorilenses com uma imitação de violoncelo mal afinado de fazer inveja a Pablo Casals (que a terra lhe seja leve).

Por agravar esta minha patologia culpo muito a programação da ZON (passe a pub) e o facto de me ter rendido à BOX Digital com não sei quantas horas de gravações asseguradas. Desta forma gravo durante a semana o Fringe, as Crónicas da Sarah Connor, o Southland, o Lost, o Dr. House, Gossip Girl, a Grey Anatomy e o Mercy. E depois vejo-os de empreitada durante o fds, sem esquecer a Sony e o Mezzo, sempre com belas programações de música clássica ao Sábado de tarde...

Há que mudar!! Dizem-me amigos e companheira de luta... Estou de acordo, sobretudo ao nível intelectual... Mudarei, sim! Mas como nos ensinou  D. Sebastião na sua última fala para Cristóvão de Távora, noutra e mais grave conjuntura, Mudar sim, mas Devagar!

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Raúl

Eu homem casulo me confesso.

Confesso que hoje em dia, no fim de semana se me quiserem tirar do sofá, não me convidem para bares discotecas ou eventos sociais, façam antes o convite para um almoço ou jantar, de amena cavaqueira, boas iguarias e sobretudo bom vinho. Como opção deixo a hipótese sempre em aberto de me responsabilizar pelo petisco em minha casa, sendo a taxa de admissão restringida aqueles que se fizerem acompanhar por vinho (devendo contar com duas garrafas de vinho por pessoa, uma para a refeição e outra para a cavaqueira, perdão para o queijo)

Um abraço

Paulo Mendonça

Anônimo disse...

Mais um militante assumido e incompreendido do "maipleing" e do "Zapping essas duas mui nobres modadalidades indoor..

Cpts
AB