segunda-feira, janeiro 04, 2010

2010 - Ano da Biodiversidade



















Comemora-se em 2010 o ano internacional da biodiversidade. Desta forma, a Assembleia Geral das Nações Unidas pretendeu aumentar a consciencialização da população do planeta para a importância da biodiversidade, através de acções de divulgação e informação. Neste contexto, é com grande satisfação que os CTT se associaram a esta nobre iniciativa, a qual procura alertar o público português para os valores da biodiversidade, para as ameaças que sobre ela pairam e para o que podemos fazer para travar a perda continua da diversidade biológica do planeta. Todos podemos e devemos participar nesta batalha, que é também a da nossa própria sobrevivência.

A expectativa dos CTT  é contribuir para que a sociedade conserve o ambiente, conciliando as especificidades sociais e culturais com a preservação da biodiversidade e com o uso sustentável dos recursos naturais.

Tendo estes aspectos em atenção, os CTT assinaram um Memorando de Entendimento com o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, relativo à contribuição dos CTT para o objectivo europeu de “Parar a perda da biodiversidade até 2010”,

No âmbito desse Memorando de Entendimento, os CTT decidiram produzir uma agenda para o ano de 2010 sobre a temática do Ano Internacional da Biodiversidade, e para esse objectivo necessitávamos de um Parceiro com conhecimentos específicos nessa área...

Sabíamos que o Instituto Superior de Agronomia tem desenvolvido o ensino, a investigação e a prestação de serviços à comunidade na área das ciências agro-florestais, dedicando especial atenção às matérias relacionadas com a ecologia, o ambiente e os recursos naturais.  E , mais concretamente, também era do nosso conhecimento que o Centro de Ecologia Aplicada “Prof. Baeta Neves” do Instituto Superior de Agronomia (CEABN/ISA) desenvolve investigação em biodiversidade, possuindo um capital de conhecimento e experiência ímpar e valioso.

Desta forma  tomámos a iniciativa de associar tão prestigiadas instituições universitárias e de investigação aplicada à nossa ideia de celebrar a BIODIVERSIDADE filatelicamente.

Não só ao nível da Agenda 2010, mas também tendo em vista a Emissão de Selos que dedicaremos ao tema também neste ano.

Agenda 2010 dos CTT - 25 euros (numa estação de Correios perto de si...)

Nenhum comentário: